PRIMEIROS PASSOS – PARTE VI – O SACA-ROLHA de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo PRIMEIROS PASSOS – PARTE VI – O SACA-ROLHAPRIMEIROS PASSOS – PARTE VI – O SACA-ROLHA
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

Depois da temperatura certa, taças separadas é hora do saca-rolha.

Parece mentira mas o que menos encontramos hoje são ROLHAS verdadeiras. Estas, caras demais para o produtor, são utilizadas somente nos vinhos top das vinícolas. Aqueles de grande guarda.

O vinho, como visto anteriormente, é o meio do caminho entre o suco de uva e o vinagre. O contato com o oxigênio é essencial para que o vinho engarrafado continue sua evolução, breve ou longa, de acordo com sua vocação.

Nos vinhos de guarda, isto é, naqueles que devem estagiar longos anos nas garrafas, NÃO SE CONHECE MELHOR VEDAÇÃO QUE A CORTIÇA. A cortiça (casca dos sobreiros) tem micro poros que permitem a “respiração” do vinho e a sua perfeita vedação.

Mas como dito acima s melhores rolhas são caras. Então vêm as alternativas, aglomerado de rolhas, reciclagem das rolhas, “rolhas” sintéticas, “rolhas” de vidro e até a de rosca, as chamadas “screw cap”, como a da foto.

Mas vamos nos ater ao post. Gosto de utilizar o saca-rolha acima, SIMPLES E PRÁTICO, com dois estágios. Sei que tem uma infinidade de saca-rolhas, dos mais simples aqueles que não parecem um saca-rolha.

Este de dois estágio é o mais prático. Retira-se a cápsula, gosto de usar um corta  cápsula, abaixo.

Depois gira-se o saca-rolha até duas voltas antes de terminar a rosca. Aí utiliza-se o primeiro estágio. A rolha sai um pouco, como na foto acima. Depois  enrosca-se um pouco mais e usa-se o segundo estágio para retirar-se a rolha. Mas cuidado, a alça do saca-rolha deve estar ao lado do seu corpo, caso contrário ao retirar-se a rolha podemos molhar os seus convidados com o espirro do vinho.

No desespero retira-se a rolha assim. Já fiz uma fez e deu certo.

Gostar disto:

Be the first to like this post.

Artigo original: PRIMEIROS PASSOS – PARTE VI – O SACA-ROLHA de alemdovinho publicado [dia November 15, 2011 at 01:36PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios