FRANÇA – LOIRE – PARTE II – SANCERRE BERÇO DA SAUVIGNON BLANC de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo FRANÇA – LOIRE – PARTE II – SANCERRE BERÇO DA SAUVIGNON BLANCFRANÇA – LOIRE – PARTE II – SANCERRE BERÇO DA SAUVIGNON BLANC
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

9 12 2011

Começamos em Sancerre, esta linda cidade medieval e berço da Sauvignon Blanc.

Esta casta, ao contrário da sua vizinha Pinot Noir, se dá bem em quase todas as regiãos do mundo que lhe ofercem verões amenos e invernos frios. Da Noa Zelândia ao Uruguai, passando pelos vinhos de altura da serra catarinense, esta casta produz excelentes exemplares.

Mas nada se compara ao produzido na região de Sancerre e Pouilly-Fumé.  São feitos por pequenos produtores da região leste do Loire Central, brancos secos, minerais, aromas de frutas secas e nozes. Na boca acidez marcante, quase crocante, vão muito bem com frutos do mar e pratos leves. Mas inesquecíveis com os queijos de cabra, Chèvre (cabra em francês).

O clima continental, afastado do Atlântico é o ideal para o desenvolvimento desta casta. As regiões de Sancerre, Pouilly-Fumé  são as melhores.  O de Sancerre mais mineral e do de Pouilly-Fumé mais aromático e frutado.

Gostar disto:

Be the first to like this post.

Artigo original: FRANÇA – LOIRE – PARTE II – SANCERRE BERÇO DA SAUVIGNON BLANC de alemdovinho publicado [dia December 09, 2011 at 04:14PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios