ISTO É PROVENCE… de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo ISTO É PROVENCE…ISTO É PROVENCE…
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

A Provence fica no sudeste francês e vai desde o Languedoc Roussilon a oeste até a Itália a leste, seguindo a borda do mediterrâneo. Para o norte temos a parte dos alpes e alpes marítimos a nordeste, inclusive fazendo fronteira com o Piemonte, Itália e, a noroeste com o Rhône.

Apesar de termos a ideia comum de que a Provence é só litoral e praias lindas nos esquecemos que a norte, noroeste e nordeste temos os Alpes e os Alpes Marítimos com montanhas que alcançam fácil 2500 metros, inclusive, no inverno com muita neve.

Deste modo temos várias sub-regiões e com climas variados o que nos traz diferentes tipos de vinho e uvas.

Em relação a sua história fácil verificar a forte influência dos gregos e dos romanos nos variados estilos de ruínas de teatros, vilas e construções. E com eles os vinhedos. Vejam as fotos abaixo.

Como esta ponte romana.

E as ruínas deste teatro grego.

As marcas destas civilizações são constantes nas vilas e cidades medievais do sul da Provence, como Arles, Bandol, Avignon e Orange, por exemplo.

Os gregos iniciaram sua influência em cidades portuárias ao sul, como a principal delas, Marseille. Na então chamada Massalia há os templos aos deuses gregos e teatros.

Após, os romanos vindos da vizinha italiana Liguria se espalharam pelo litoral do Mediterrâneo, indo da hoje Monaco até o Languedoc Roussilon. Numerosas vilas romanas estão até hoje lá dando-nos a prova de sua permanência.

Com a queda do império romano sucessivas civilizações chegaram na Provence, desde os germânicos e suas tribos, até os árabes (sarracenos), passando pelos Duques, desde os vindos da Catalunha até os do norte, Borgonha.

Neste período é importante destacar que Avignon foi sede Papal durante 70 anos com o cisma ocorrido na Igreja Católica.

Tamanha influência de variadas civilizações, por certo, construíram o que hoje se pode chamar de estilo provençal, desde a arquitetura, com suas típicas casas de pedra, como nas fotos abaixo

E suas janelas e venezianas em tom azul anil

E na culinária com os mais variados temperos vindos de lugares distantes. Principalmente porque a Provence e ponto final de um dos mais importantes rios da França, o Rhone, que nasce no centro da Europa e vem desaguar no mar e serviu de canal de navegação para o transporte de especiarias vindas do Oriente.

Nos mercados e feiras das cidades medievais que salpicam a Provence é comum vermos esta imagem.

A cultura do Oriente trouxe, também o conhecimento sobre perfumes, que o digam os campos de Lavanda

e a medieval  cidade de Grasse, chamada capital dos perfumes, onde tudo iniciou.

E quanto aos vinhos da Provence?

Como qualquer outra região do Mediterrâneo não poderia fugir da utilização das castas da região, as tintas Mouvèdre, Grenache, Carignan, Syrah e as nativas Cinsault e Tilbouren. Já as brancas usam-se Bourbolenc Blanc, Clairette, Rolle e Semillon.

Bem, mas onde está a marca registrada da Provence nos vinhos? É que aqui pode-se chamar de berço e terra máxima dos roses. Em nenhuma outra região deste planeta se produz tanto rose com tanta qualidade como aqui.

Veremos em posts posteriores as regiões demarcadas e os  roses desta terra mágica.

Gostar disto:

Be the first to like this post.

Artigo original: ISTO É PROVENCE… de alemdovinho publicado [dia December 26, 2011 at 01:18AM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios