MAS DE CADENET VIN DE CUIT – 14% de VINOTICIAS em VINOTÍCIAS

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAS DE CADENET VIN DE CUIT – 14%MAS DE CADENET VIN DE CUIT – 14%
de VINOTICIAS publicado em VINOTÍCIAS

MAS DE CADENET VIN DE CUIT – 14%
Doce natural.
Origem França – região de Aix-en-Provence.
Castas Rolle, Ugni Blanc.
Teor alcoólico 14%
Vinhedos As vinhas estão em terrenos secos e pedregosos localizados ao sul do maciço de Sainte-Victoire, região com grande amplitude térmica e bastante vento, que protege a uva de doenças e a enriquece.
Vinificação De acordo com uma receita regional e muito antiga, depois da prensagem das uvas, o mosto é cozido num recipiente ao fogo de lenha de carvalho durante um dia, sob temperatura média, o que causa a evaporação da água, concentrando os açúcares. Durante este processo, os aromas da fumaça de carvalho se incorporam ao mosto. Na seqüência, este mosto reduzido é fermentado e depois colocado em barris de carvalho por 06 meses para descansar, sendo engarrafado logo em seguida.
Descrição Vinho muito característico, de forte cor alaranjada e acastanhada. Seus aromas são ricos e complexos, com fortes toques defumados, cítricos, e também noz, avelã, ameixa, damasco seco e café. Boca ampla que revela primeiro o doce, depois o álcool e a acidez. É longo e de rara tipicidade. O toque defumado é nítido no retrogosto.
Harmonização enogastronômica É delicioso como aperitivo e como acompanhamento para sobremesas, chocolates, patisseries, e doces em geral, mas também combina muito com um foie gras, ou um queijo azul.
Tempo de guarda Vinho para beber de imediato, ou para guardar até cerca de 10 anos.
Serviço Ideal para consumo de 12º a 14ºC
Onde bebi: ABS-Minas – CURSO DE VINHOS DE PROVENCE (11/2011)

Artigo original: MAS DE CADENET VIN DE CUIT – 14% de VINOTICIAS publicado [dia December 30, 2011 at 06:11PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo