VINHOS DE PROVENCE de VINOTICIAS em VINOTÍCIAS

Primeira fotogarfia publicada no artigo VINHOS DE PROVENCEVINHOS DE PROVENCE
de VINOTICIAS publicado em VINOTÍCIAS

Provence é a única região no mundo a focar essencialmente em roses a sua produção de vinho. É uma tradição de mais de 2600 anos.

La Provence et le rosé
RÁPIDA HISTÓRIA DA REGIÃO DE PROVENCE:
O interior da Provence já era habitado por Lígures desde 1000 a.C. A região foi colonizada pelos foceus em torno de 600 a.C. Foram os foceus que fundaram Massalia (hoje Marselha). Massalia aliou-se a República Romana e virou Massilia (séc. II aC). Os romanos passarm a chamar a região de “nostra província”, daí a origem do nome Provence. Em 122 a.C, os romanos fundam Aquae Sextiae (hoje Aix-en-Provence). Desde esta época, a especialidade da região era o vinho rose.
Apesar dos romanos terem introduzido o vinho tinto assim que chegaram, a Provence continuou a produzir vinho rosé. Na realidade, até o século 17 os vinhos tintos representavam uma porcentagem pequena da produção na França e até o séc. 19 não haviam se tornado o maior estilo de vinhos. O vinho tinto era servido a soldados e trabalhadores, enquanto o rose era reservado para a Igreja, a nobreza e a aristocracia.
Foi a ascensão da burguesia que criou demanda e mercado para o consumo de tintos de forma8 mais significativa.
Idade Média: Papado em Avignon trouxe prestígio para o rose.
Era Moderna: região atacada pela filoxera no século 19. A beleza da região foi intensamente retratada por artistas como Cézanne, van Gogh, renoir, Matisse e picasso nos séculos 19 e 20.
Reconhecimento da Qualidade: Em 1935 surge a legislação de AOc na França. A Provence obteve AOC para Cassis em 1936. Bandol e Bellet em 1941.Palette obteve AOC em 1948.
Ascensão do Rose: Mercados chaves do vinho tem hoje bom consumo de rose.
A PROVENCE VITICOLA E VINICOLA

Geologia: Formação da cadeia de montanhas Herciniana no Triássico. Durante o Jurássico e Cretáceo a Provence era mar quente e pouco profundo, com grande deposição de sedimentos. Com o surgimento dos Alpes e Pirineus a região pssou a ter a configuração atual.
MAPA DA REGIÃO PRODUTORA
Carte des Vins de Provence

Região encantada do sul da França, cenário definitivo de algumas das melhores telas de Cezanne e van Gogh, também é conhecida por suas vinículas, que produzem os rosés mais famosos do mundo. Na verdade, a própria região é sinônimo do rosé: ele representa 75% da produção vinícula da Provence. Os vinhedos da ensolarada região se estendem por quase 200 quilômetros, responsáveis pela ampla diversidade aromática dos vinhos da Provence

Artigo original: VINHOS DE PROVENCE de VINOTICIAS publicado [dia December 30, 2011 at 05:56PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios