Bordeaux bom por menos de R$100 existe? Veja a seleção de Luiz Horta e comprove! de Luiz Cola em Vinhos e Mais Vinhos

Primeira fotogarfia publicada no artigo Bordeaux bom por menos de R$100 existe? Veja a seleção de Luiz Horta e comprove!Bordeaux bom por menos de R$100 existe? Veja a seleção de Luiz Horta e comprove!
de Luiz Cola publicado em Vinhos e Mais Vinhos

Meu xará Luiz Horta, colunista de vinhos do caderno Paladar no jornal Estado de São Paulo (Estadão) teve a coragem e a “ousadia” de investigar se e onde, existem no Brasil bons vinhos de Bordeaux dentro do teto de preço de R$100,00.
Leia um trecho de sua coluna, para entender os critérios de seleção dos vinhos:
“Eu sou apenas um colunista de vinhos. Meu assunto são os taninos e as diferenças de solo nos vinhedos. Não sei de finanças nem de geopolítica. Nem devo me meter nesses assuntos arcanos. Arrisco olhar para minha taça Riedel de cristal e fazer uma previsão: não haverá novo Robert Parker. Não há condições de repetir a conjuntura que o gerou – um país com muito dinheiro e ávido por consumir vinhos caros e de nomes famosos e sonoros, mas precisando de quem o guiasse. Pensando bem, há, sim, essa possibilidade: cherchez l’argent, e lá estará o berço do Parker do futuro. Minha taça… (ooops!) bola de cristal me diz que o novo Robert Parker será chinês. Enquanto isso, bebamos o bordeaux que a China não compra.
Para escolher os dez vinhos abaixo, provei três dezenas, apenas tintos. Foram escolhidos pelo preço e degustados às cegas. Valorizei os que tinham melhor tipicidade, ou seja, que apontavam sua origem bordelesa. Houve alguns com muito álcool, outros madeira que parecia estar bebendo restos de poeira de mesa de carpintaria e alguns de fruta demasiado madura e doce, lembrando os piores do Novo Mundo; todos descartados de imediato. Aqueles com boa acidez, equilíbrio, corpo elegante, longos no gosto e com jeitão de durar mais alguns anos, escolhi.”
Clique no link abaixo para ver a seleção dos 10 rótulos garimpados por ele:

Artigo original: Bordeaux bom por menos de R$100 existe? Veja a seleção de Luiz Horta e comprove! de Luiz Cola publicado [dia January 14, 2012 at 10:22PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

