La Galinière Carignan 2009 de Enoleigos BLOG em Enoleigos

Primeira fotogarfia publicada no artigo La Galinière Carignan 2009La Galinière Carignan 2009
de Enoleigos BLOG publicado em Enoleigos

Este foi um dos vinhos enviados na promoçãosobre o Sul da França. Uma promoção sensacional, que visou divulgar melhor estaregião. Veja o ganhador do concurso aqui!
O Sul da França pode ser considerado opatinho feio no país que é a grande referência mundial quando o assunto évinho! Mas se engana quem pensa que por ser o patinho feio os vinhos láproduzidos não possuem qualidade. A região é lindíssima, com uma imensadiversidade de cepas e gastronômicas.
A Carignan é uma uva que acredita-se terorigem na Espanha, região de Aragon. Se tornou popular por ser uma uva que temum grande redimento, algo em torno de 11 toneladas por hectare e hoje é a uvamais plantada na França. É uma uva de maturação tardia que requer um climaquente para atingir sua maturação por completo. Há também grandes plantações naArgentina, Chile, Espanha e Estados Unidos, especialmente na Califórnia. Comocaracterísticas principais da Carignan podemos listar: rico, taninos firmes,mineral, mirtilo, amora-preta, amora, groselha preta, pimentão, pimenta preta,cravo, alecrim.


Vamos então ao que achei deste vinho:
Visual: Bonita garrafa com três etiquetasuma ao lado da outra. O efeito é interessante e foge do comum. A central é aprincipal. A da esquerda traz as características do vinho em francês e dadireita em inglês. Ao retirar a cápsula mostra uma rolha sintética. Sim, acortiça está cara, esta prática se torna cada vez mais comum, mas não meagrada. Na taça mostrou uma coloração bastante jovem, um roxo com tonsvioláceos nas bordas. Bem escuro quase não deixando passar luz. Lágrimas finas,de velocidade média e tingindo levemente a taça.
Olfato: Essencialmente frutado com umanítida cereja saltando na frente. Chega a lembrar cerejas em calda, aquelas queusamos muito durante o natal. Também bem evidente está um aroma mais picante,de pimenta. Bem ao final senti um toque de defumado. Pelo exame olfativo ovinho não teve passagem por madeira.
Paladar: Na boca também explode em frutas.Taninos bem leves e delicados mas presentes. Acidez de média para alta. Finalbastante persistente trazendo no retrogosto as cerejas que sentimos no olfato.
O que a vinícola Chateau du Donjon falasobre seu vinho:

APPELLATION: VIN de PAYS des Coteaux de PEYRIAC 

COULEUR:ROUGE 

TERROIR: Val de la Clamoux, alluvions graveleuses très sèches en été. 
CLIMAT: Zone chaude et sèche. Débutd’influence océanique. 


CEPAGES: 100% CARIGNAN 

VINIFICATION: Vinification traditionnelle à basse température. Longues cuvaisons. Contrôle rigoureux destempératures. Eraflage dés l’entrée en cave. 


DEGUSTATION: Jolie robe rubis à nuances fraiches et vives. Le nez dévoiledes arômes fins à dominante épicée. La bouche équilibrée et ronde confère à cevin une agréable élégance. 

GASTRONOMIE: A consommer sur un panaché d’agneau à la fleur de thym duMinervois 
et clafoutis de légumes. 

TEMPERATURE DE SERVICE: 14 à 15°C. 

CONSERVATION: A boire de préférence dans l’année. 


Até o momento deste post não haviamcomentários da Wine Spectator nem da Wine Advocate sobre este vinho.
Um vinho quase refrescante, mais leve, decorpo médio. A bodega comenta que o vinho harmoniza bem com comida asiática e,pelo toque de pimenta, realmente acredito que seja uma boa!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)

Artigo original: La Galinière Carignan 2009 de Enoleigos BLOG publicado [dia January 24, 2012 at 05:30PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios