St-Estèphe de rmalago em Qual Vinho.com.br

Primeira fotogarfia publicada no artigo St-EstèpheSt-Estèphe
de rmalago publicado em Qual Vinho.com.br

Caros Amigos,

Vamos hoje conversar sobre uma comuna que se localiza em Bordeaux, St-Estèphe. Esta comuna se localiza no extremo norte da margem esquerda do Estuário de Gironde (mais conhecido por Rio Gironde).

O solo do Médoc é composto por cascalho, argila e areia e nesta parte a concentração de argila é maior o que o torna mais pesado e o faz drenar mais vagarosamente uma grande vantagem para os verões quentes e secos.

Cabernet Sauvignon costuma ser a casta predominante nos vinhos com uma adição de Cabernet Franc, Merlot, Carménère e Petit Verdot. A maioria dos vinhos aqui produzidos tem um estilo com maior acidez, cheios e sólidos. Muitas vezes o perfume não é o seu forte, mas um pouco de envelhecimento os permitem adquirirem um toque profundo de frutas finas e elegantes.

Esta comuna produz ótimos vinhos e talvez os mais conhecidos e que atingem altos preços internacionais são o Montrose, Cos d’Estournel e Calon-Ségur. Os dois primeiros são vinhos de alta concentração de cor e taninos que levam muitos anos para amaciar. No último ano bebi alguns exemplares de Cos d’Estournel 1982 (http://www.qualvinho.com.br/?p=389) e posso atestar que este vinho parece ter uns cinco anos de evolução. Já no Montrose as safras de 2003 (http://www.qualvinho.com.br/?p=262) e 2004 La Dame de Montrose (http://www.qualvinho.com.br/?p=343) foram degustadas.

Ao lado dos vinhos descritos acima também temos os Château Lafon-Rochet e Cos Labory que produzem bons vinhos e pela classificação de 1855 são respectivamente classificados como Fourth e Fifth Growth. Já o Norte e Oeste desta comuna produzem excelentes Cru Bourgeois, e dos nove vinhos que recebem a classificação Exceptionnels, quatro são aqui produzidos: Château Phélan Ségur (já degustamos 14 safras diferentes: http://www.qualvinho.com.br/?p=280), Château Haut-Marbuzet, Château Le Ormes-de-Pez e Château de Pez.

Santé

RM

Artigo original: St-Estèphe de rmalago publicado [dia January 31, 2012 at 08:25PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios