O ESSENCIAL SOBRE BORDEAUX – AQUI VAI UM SEGREDO de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo O ESSENCIAL SOBRE BORDEAUX – AQUI VAI UM SEGREDOO ESSENCIAL SOBRE BORDEAUX – AQUI VAI UM SEGREDO
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

De Bordeaux,  que interessa aos enófilos, começa pelo fim e tem nos rios suprema importância. O rio Gironde, este da foto, é a união de dois importantes rios, o Dordogne e o Garone, formando um Y invertido. A perna do Y é o Gironde.

Na sua margem esquerda de quem segue para o Gironde está Médoc que vimos em post anterior. Ali manda a Cabernet Sauvignon. A direita está  a terra da Merlot. E entre os dois rios a região de Entre Deux Mers, podendo ser traduzido como entre duas águas.

O segredo fica por conta dos FANTÁSTICOS brancos que Bordeaux produz e, melhor ainda, o preço super acessível.

De fato, a mídia fala muito dos tintos de Bordeaux, claro temos os top como Petrus, Chateau Latour entre outros, inclusive alguns tintos medianos aproveitam a carona dos bons e caros expoentes. Fala, também, dos vinhos de sobremesa, os Sauternes, com justa razão, mas silencia quando se trata dos brancos.

Os grandes e maravilhosos brancos de Bordeaux são elaborados em quase sua maioria na região de Entre Deux Mers.

Se hoje se fala muito dos Sauvignon Blanc do Loire, da Nova Zelândia, Chile entre outros, porque não falar de Bordeaux, para muitos sua terra natal? São Sauvigono Blanc de exceção, experimentem. A Autrália, hoje, faz brancos de corte com a Semillon e a Sauvignon Blanc? Bordeaux já faz tem muitos séculos.

Pensem na Semillon, uma uva branca que a Austrália e os EUA vêm desenvolvendo com sucesso. É novidade em Bordeaux? Claro que não, pois esta uva é nativa da região de Entre Deux Mers.

Assim, nada de preconceito aos encontrarem um branco de Bordeaux mais barato e que as vezes no rótulo estampa Entre Deux Mers. Perca o preconceito e aprecie branco ótimos a preços melhores ainda.

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: O ESSENCIAL SOBRE BORDEAUX – AQUI VAI UM SEGREDO de alemdovinho publicado [dia February 14, 2012 at 11:38PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios