MAPA DO VINHO – PARTE XV – FRANÇA SUDOESTE – MADIRAN de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO – PARTE XV – FRANÇA SUDOESTE – MADIRANMAPA DO VINHO – PARTE XV – FRANÇA SUDOESTE – MADIRAN
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

20 02 2012

No centro da região Sudoeste. Terra de bons tintos encravada na melhor região produtora de brancos do sudoeste Francês, Pau e Jurançon.

Aqui, reina absoluta a Tannat, sim a mesma que faz estrondoso sucesso no Uruguai. E faz vinhos semelhantes. Enquanto jovens, muito tânicos, ácidos e rústicos. Agora é uma casta vocacionada para envelhecer com saúde. Assim como a Tannat uruguaia os vinhos de Madiran podem e devem esperar algum tempo para aflorarem suas qualidades passando de vinhos rústicos e duros para vinhos aromáticos, gordos, algo fumado, agradáveis de longo retrogosto.

Os tintos aceitam parcelas de corte da Cabernet Sauvignon e da Franc.

Vejam que b elo vinhedo.

O interessante, também, fica por conta da produção de vinhos tintos em terra de brancos. A região de Madiran fica  aos pés dos Pirineu numa altura média de 350 metros, com invernos úmidos e verões amenos, aliás ideais para as uvas brancas.

Por fim a mesma dica que dou para os Tannat do uruguai valem para os de Madiran, paguem um pouco mais, porque são vinhos nos quais os taninos precisam ser domados e eles só o são com tempo em barricas e garrafas o que os torna mais caros.

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO – PARTE XV – FRANÇA SUDOESTE – MADIRAN de alemdovinho publicado [dia February 20, 2012 at 04:45PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios