MAPA DO VINHO – PARTE XVI – FRANÇA SUDOESTE – CAHORS de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO – PARTE XVI – FRANÇA SUDOESTE – CAHORSMAPA DO VINHO – PARTE XVI – FRANÇA SUDOESTE – CAHORS
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

20 02 2012

Bem mais longe da região de Bordeuax, já com outro clima e geografia, no Midi-Pirénnés,  Cahors, as margens do rio Lot,  a mais galo-romana cidade do sudoeste francês.

A ponte, sobre o rio Lot foi construída no início de 1300, isto mesmo, 200 anos antes do Sr Pedro Álvares Cabral e sua turma aparecerem por aqui.

Os romanos foram os primeiros a plantar uvas nestas paragens. Na idade média seu vinho era conhecido como o tinto de Lot e desde lá produzido com a casta Côt Noir, Auxerrois ou a nossa velha e conhecida Malbec.

Bem a Malbec andina, de semelhante só o nome, pois a francesa é de todo diferente. Seus vinhos são, em função do frio e a umidade de Cahors, são de corpo médio, taninos muito mais marcantes e acidez refrescante. Portanto muito diferentes dos Malbec andinos, principalmente os Argentinos. Estes são bem mais encorpados e com muita doçura da própria uva.

Os vinhos de Cahors aceitam até 30% em corte com a Tannat, Merlot ou a Cabernet Franc. Alguma produção de brancos e roses, mas estes em menor quantidade.

O  estrondoso sucesso da Malbec andina tem despertado o interesse cada vez maior nos vinhos de Cahors.Vamos aproveitar este interesse em divulgar os vinhos de maravilhosa região da França.

Já apreciei ótimos vinhos desta região, mas se falassem que era da Malbec teria estranhado muito.

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO – PARTE XVI – FRANÇA SUDOESTE – CAHORS de alemdovinho publicado [dia February 20, 2012 at 05:25PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios