MAPA DO VINHO – PARTE XXV – FRANÇA – BORGONHA – CHASSAGNE MONTRACHET de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO – PARTE XXV – FRANÇA – BORGONHA – CHASSAGNE MONTRACHETMAPA DO VINHO – PARTE XXV – FRANÇA – BORGONHA – CHASSAGNE MONTRACHET
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

21 02 2012

Chassagne-Montrachet faz parte do trio de ouro para os brancos em Beaune junto com Mersault e Pullygni-Montrachet. A figura acima já explicada em post anterior demonstra que nesta área de Côte D’Or as camadas de solo estão dispostas em sistema de patamares, onde pela localização (altura) dos vinhedos são produzidos do melhor aos mais comum, se é que se pode chamar assim, dos Chardonnay.

Antes a região era dividida entre Pinot Noir e Chardonnay, hoje praticamente são plantadas somente a Chardonnay. É do trio a maior área disponível para as vinhas, mas não se iluda seus brancos são de máxima exceção.

Os brancos são de cor amarelo oliva, complexos, aromas marcados de grama molhada, frutas cítricas uma mineralidade bem demarcada.

Os tintos são poucos mas feitos com a Pinot Noir apresentam uma rusticidade bem maior que os seus primos da Côte D’Or, mas a não ser que conheça o produtor não perca tempo e dinheiro com eles, vá direto para os brancos, estes sim inesquecíveis.

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO – PARTE XXV – FRANÇA – BORGONHA – CHASSAGNE MONTRACHET de alemdovinho publicado [dia February 21, 2012 at 05:27PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios