MAPA DO VINHO – PARTE XXVII – FRANÇA – BORGONHA – PULIGNY MONTRACHET de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO – PARTE XXVII – FRANÇA – BORGONHA – PULIGNY MONTRACHETMAPA DO VINHO – PARTE XXVII – FRANÇA – BORGONHA – PULIGNY MONTRACHET
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

21 02 2012

Nas suaves colinas e pequenas parcelas, muitas vezes de proprietários diversos sai aquele que muitos consideram o melhor vinho branco que existe. Exageros a parte em Puligny-Montrachet. Daquela época até os poderosos Duques da Borgonha os Monges desenvolveram o terroir e o cultivo da Chardonnay.

O vinho de Puligny-Montrachet é o ápice da casta Chardonnay na Borgonha, melhores até mesmo que os Chardonnay de Chablis. Nesta região basicamente só há Grand Cru e Premier Cru. Quando novos os vinhos são fechado, duros  e ácidos, poderíamos dizer até uma decepção pelo preço que se paga. Com o passar do tempo em torno de 8 a 10 anos estes vinhos se transformam, passam a ser minerais com aromas de maçã, pêssego, mel e abacaxi.

Por fim temos um vinho de grande elegância e raça que define Puligny-Montrachet. O grande segredo destes vinhos é o equilíbrio entre mineralidade e a untuosidade, entre a acidez e a doçura, entre os aromas cítricos e os de mel, enfim um vinho que une com maestria os opostos, algo raro de se encontrar no mundo do vinho.

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO – PARTE XXVII – FRANÇA – BORGONHA – PULIGNY MONTRACHET de alemdovinho publicado [dia February 21, 2012 at 08:07PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios