MAPA DO VINHO – PARTE 40 – FRANÇA – CÓRSEGA de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO – PARTE 40 – FRANÇA – CÓRSEGAMAPA DO VINHO – PARTE 40 – FRANÇA – CÓRSEGA
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

A Córsega sempre viveu de maneira conflituosa com a França. Fala um idioma muito parecido com o Toscano e seguramente sempre teve relações político sociais com Pisa, Itália. Além de somente 10 quilômetros a separarem da Sicília.

Portanto falar da Córsega é, tabém, falar da Itália.

É a quarta maior ilha do Mediterrâneo, possui clima muito semelhante ao desta região do mediterrâneo, mas com uma grande diferença, existe uma cadeia de montanhas cujo pico é de expressivos 2.800 metros de altura. E nas encostas destas montanhas que são plantadas as uvas que compõem o seu vinho.

Nas brancas quem comanda o espetáculo é a Vermentino, casta italiana produz  vinhos    na   Toscana, Piemonte e no sul da França, Rhône, com o nome Rolle.

Seus vinhos possuem acidez média alta, são vibrantes, secos e bastante aromáticos, eis que esta casta vem das Malvasias.

Já nos tintos, plantados em vinhedos de altura, vejam http://wp.me/pPKW2-cI o que faz muita diferença. As uvas utilizadas são:

NIELUCCIO: Fornece vinhos robustos e tânicos, mas um pouco fechados.

 SCIARELLO: Outra nativa é a  Sciacarello, que produz vinhos, também, incorpados, tânicos e volumosos.

A principal região produtora é Patrimonio, dali vem os grandes vinhos Corsos.

Importante destacar, como não poderia deixar de ser, afinal é também uma região do mediterrânea, os vinhos roses,excelentes, secos e muito companheiros para pratos com frutos do mar ou mesmo massas com molhos mais leves.

Quem sabe não nos encontramos nesta Cantina?

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO – PARTE 40 – FRANÇA – CÓRSEGA de alemdovinho publicado [dia February 26, 2012 at 02:50PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios