MAPA DO VINHO – PARTE 43 – FRANÇA – RHONE NORTE – CONDRIEU de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO – PARTE 43 – FRANÇA – RHONE NORTE – CONDRIEUMAPA DO VINHO – PARTE 43 – FRANÇA – RHONE NORTE – CONDRIEU
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

Condrieu, vizinha a Cote Rotie, mesmo clima continental, mesma disposição das vinhas, como a da foto, descendo geometricamente as paredes do vale do Rhône, sempre voltadas para leste.

Tem sua produção baseada na casta branca Viognier, até pouco tempo atrás bastante desconhecida.

Parece que de uma hora para outra descobriram esta senhora. Não que seja ruim, muito pelo contrário, mas é que ela, infelizmente, torna-se exuberante apenas em sua terra natal, nas barrancas de Condrieu.  Aqui a ÚNICA E  FANTÁSTICA  Viognier desenvolve todo o seu esplendor.

Suas características são singulares, amanteigada, untuosa, floral e perfumada, para mim, no quesito aroma,  só tem duas sérias concorrentes,  as alsacianas  Gewürztraminer e a Pinot Gris.

Esta untuosidade deve-se aos bons índices de álcool e a baixa acidez.  Plantados em poucos hectares torna-se um vinho caro, até mesmo para os padrões locais. Um bom Viognier paga-se, no Brasil, algo em torno de R$ 180 a 250,00 reais, mas vale cada gota desta garrafa.

Como disse, na Argentina e  no Chile tornou-se a uva branca do momento, mas os que apreciei  de modo algum raspam na qualidade da Viognier do Rhône.

Eu quando experimentei estranhei sua baixa acidez, mas depois acostuma, além de ser excelente companheira para muitos pratos condimentados. Típicos da alta gastronomia de Lyon, como dito bem pertinho dali.

Por último Château Grillet  seria uma espécie de região demarcada dentro da região demarcada de Condrieu. Dali, em apenas 3,5 hectares sai o melhor Viognier que este planeta pode produzir. Rico, charmoso, untuoso e com a especial característica de ser seco e levemente adocicado ao mesmo tempo. Aromas que lembrar pêssego maduro e damasco. Seu preço, lá por volta de 150 euros já diz da sua excelência.

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO – PARTE 43 – FRANÇA – RHONE NORTE – CONDRIEU de alemdovinho publicado [dia February 26, 2012 at 08:21PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios