MAPA DO VINHO – PARTE 43 – FRANÇA – RHÔNE NORTE – COTIE ROTIE de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO – PARTE 43 – FRANÇA – RHÔNE NORTE – COTIE ROTIEMAPA DO VINHO – PARTE 43 – FRANÇA – RHÔNE NORTE – COTIE ROTIE
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

Falar do Rhône é falar da Syrah. Casta muito adaptável produz bons vinhos mundo afora. Mas em Cote Rotie, nas encosta do rio Rhône com clima continental com invernos e verões fortes e bem demarcados produz o melhor vinho que esta casta pode produzir.

Sei dos australianos e chilenos desta casta. Mas nada se compara a um ótimo exemplar de Cote Rotie.

Os vinhedos são plantados em sistemas de plataforma, ver foto acima, ao longo do vale do Rhône, voltados para o leste recebendo do sol toda a sua contribuição.

O solo avermelhado contribui para o nome da região, Costa Assada, se estiver errado os meus amigos gauleses que me corrijam.

Mas o que interessa é o vinho que dali sai. Um tinto extremamente robusto para os padrões europeus, mas um robusto natural nada de sangrias desatadas dos vinhos andinos, cor vermelho escuro, quase negra, nariz muita fruta seca e especiarias, principalmente pimenta, pimentão e em alguns casos dependendo da madeira utilizada couro. Na boca um vinho gordo, volumoso, taninos marcantes, nos mais jovens até mesmo um pouco adstringentes demais, nada que o tempo de garrafa não resolva. Final de gole prolongado.

É o tipo do vinho que devemos bebê-lo bem devagar para que abra bastante. A oxigenação lhe fará um bem enorme. Vá aos poucos entendendo e apreciando tudo o que este jóia engarrafada pode trazer-lhe.

Em termos de gastronomia, Lyon, muito perto de Cote Rotie, por estar as margens do rio Rhône, no passado porta de entrada dos produtos vindos do oriente a caminho do centro europeu, certamente foi influenciada por estas novidades. Uns até entusiasticamente a consideram a capital mundial da gastronomia.

Possui, hoje, uma rica culinária que serve de excelente parceria para este vinho, um tanto difícil de combinar, eis que pela sua natureza é bastante impositivo.

O vídeo mostra bem o solo e região de Cotie Rotie

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO – PARTE 43 – FRANÇA – RHÔNE NORTE – COTIE ROTIE de alemdovinho publicado [dia February 26, 2012 at 08:07PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios