MAPA DO VINHO – PARTE 45 – FRANÇA – RHONE SUL de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO – PARTE 45 – FRANÇA – RHONE SULMAPA DO VINHO – PARTE 45 – FRANÇA – RHONE SUL
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

No Rhône sul onde rio deságua mudam a paisagem, as cidades, o clima e as castas.

Do clima continental do norte com invernos rigorosos e verões típicos, temos no sul, clima mediterrâneo típico com invernos chuvosos e verões quentes e secos.

Cambiam as uvas, nas tintas quem dá as cartas é a Grenache junto com suas companheiras a Mouvèdre e a Cinsault entre outras de menor expressão. Nas brancas mantêm-se a Marsanne e Roussanne e agrega-se a Grenache Blanc.

Quanto à geografia e as cidades o vale bem demarcado do norte dá lugar ao plano onde os vinhedos são plantados na volta de cidades como a de Orange, Avignon e Chateau-Neuf-Du-Pape, famosa por seus vinhos e por estar ali o Castelo (hoje ruínas) de descanso do Papa, principalmente quando o Papado transferiu-se para Avignon em 1309 até 1377.

Um destaque especial para a Grenache  além de ser uma das castas mais plantadas do mundo, ela invariavelmente entra no corte dos grandes Chateauneuf Du Pappe, entre outros vinhos da região.

Mas também troca de nome, na Espanha Garnacha, na França Grenache, na Córsega Cannonau, e por aí vai.

Preste atenção neste nome, pois basicamente entra na composição de todos os vinhos do Mediterrâneo, ai incluindo os vinhos do Languedoc, Provence, Rhône Sul, nos vinhos da Sardenha, Córsega e Espanha.

Uva muito produtiva, que gosta de climas quentes, está nos rosés, tintos e vinhos doces. Por ser uma uva muito produtiva tem-se que tomar certos cuidados para que seus vinhos não sejam muito comuns e sem atrativo. A exemplo de outras castas tintas desta região, como a Monastrel e a Nero D’Avola, produz tintos encorpados, alcoólicos e de baixa acidez.

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO – PARTE 45 – FRANÇA – RHONE SUL de alemdovinho publicado [dia February 27, 2012 at 12:06AM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios