MAPA DO VINHO – PARTE 50 – FRANÇA LANGUEDOC VINHOS MODERNOS de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO – PARTE 50 – FRANÇA LANGUEDOC VINHOS MODERNOSMAPA DO VINHO – PARTE 50 – FRANÇA LANGUEDOC VINHOS MODERNOS
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

28 02 2012

Como não poderia deixar de ser Coteaux Du Languedoc recebeu influências de todos os povos que circularam pelo mediterrâneo, desde os gregos até os romanos  passando pelos fenícios.

A área vai de Narbonne, oeste até leste Cévennes.

Muito se produziu de vinhos mais ligeiros e menos cuidados, hoje, com as modernas técnicas de enologia e maquinário a região tem produzido ótimos vinhos. Eu gosto muito dos vinhos do languedoc, desde o sabor até os preços.

Fatores  os ventos, o famoso Mistral, vento quente que desce do norte, o Tramontane, Cers e o MArinho, trazem consigo, secas, chuvas, humidade ou baixa humidade, influenciando nos vinhedos. Chuvas distribuídas de maneira diferenciada, regiões como Narbonne, com chuvas acima da média e outras com chuvas abaixo da média, como em Nimes, temperaturas variadas, assim como a incidência do sol nas mais várias costas do mar Mediterrâneo.

Fatores estes que  nos trazem vinhos muito diferentes, apesar de serem usadas, quase sempre as mesmas uvas. A região montanhosa a beira do Mediterrâneo, como os alpes de Provence ,o Monte Ventoux e outros trazem diferentes alturas nos vinhedos o que se caracteriza por difentes vinhos.

Desta maneira temos vinhos muito diferentes, mesmo em regiões próximas, daí o charme dos vinhos do sul da França.

Os vinhos que saem das encostas das montanhas, hoje com modernas vinícolas, para mim tem sido uma grata surpresa. São os vinhos mais intrigantes que tenho apreciado ultimamente.

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO – PARTE 50 – FRANÇA LANGUEDOC VINHOS MODERNOS de alemdovinho publicado [dia February 28, 2012 at 04:58PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios