MAPA DO VINHO PARTE 52 – FRANÇA – MINERVOIS de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO  PARTE 52 – FRANÇA – MINERVOISMAPA DO VINHO PARTE 52 – FRANÇA – MINERVOIS
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

28 02 2012

Minervois (Minerva),não é por nada que tem este nome. Nesta região os romanos andaram, estiveram e plantaram as primeiras vinhas da região. Esta charmosa vila chama-se Livinière, epicentro dos vinhos da região de Minervois.

Assim como o Vale Del Uco  http://wp.me/pPKW2-91  as vinhas de Minervois, estão plantadas  no estilo anfiteatro,isto é em semi círculo e em escadas de altura, numa média de 100 quilômetros do Mediterrâneo, mas voltado para ele e recebendo todas as suas influências. Mais perto do oceano Atlântico, protegido de suas influências pelos Pirineus.

O solo pedregoso, vinhos plantados em altura, inicia o anfiteatro numa média de altura entre 100 indo até 400 metros de altitude. Não esquecendo que a altura influencia a uva no seu final de maturação, momento muito importante, pois nestes 30 dias finais, quanto mais devagar amadurecer mais interessante será o vinho.

Os vinhos são feitos pelas mesmas uvas tradicionais, apenas com o tempero da altura que torna os tintos mais encorpados e tânicos.

Vejam o vinhedo de Carignan, sem condução

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO PARTE 52 – FRANÇA – MINERVOIS de alemdovinho publicado [dia February 28, 2012 at 07:27PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios