MAPA DO VINHO PARTE 61 FRANÇA GRAVES E SAUTERNES de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO PARTE 61 FRANÇA GRAVES E SAUTERNESMAPA DO VINHO PARTE 61 FRANÇA GRAVES E SAUTERNES
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

1 03 2012

Sauternes certamente é um mito no quesito vinho doce, aqueles chamados de vinhos de sobremesa. Só encontra adversários a altura no leste europeu, Tokaj, Hungria e nos Ice Wine alemães e austríacos.

Graves, onde fica Sauternes está a 1 hora de carro da cidade de Bordeaux indo para o sul. Verões quentes e úmidos levam ao aparecimento de neblina que aumenta ainda mais a umidade. Calor mais umidade é igual ao aparecimento de fungos.

A Botrytis Cinerea é uma delas. Este fungo fura a casca da uva e alimenta-se da acidez da uva, assim a desidrata a concentrando açúcar. É a chamada podridão nobre.

Não tão ícones, mas igualmente bons são os botritizados de Monbazillac, Cérons e Cadillac.

Os vinhos desta região de Bordeaux são feitos com as brancas Semillón, Sauvignon Blanc e a Muscadet.

São vinhos que conseguem como nenhum outro equilibrar a doçura com a acidez. Assim iniciam, na boca, doces e ao fundo da língua terminam ácidos. Sua cor é âmbar, nariz de nozes e amêndoas. São definitivamente um caleidoscópio de sabores e aromas. Vale a experiência.

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO PARTE 61 FRANÇA GRAVES E SAUTERNES de alemdovinho publicado [dia March 01, 2012 at 10:12PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios