MAPA DO VINHO PARTE 63 FRANÇA BORDEAUX SAINT EMILION POMEROL de alemdovinho em Além do Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo MAPA DO VINHO PARTE 63 FRANÇA BORDEAUX SAINT EMILION POMEROLMAPA DO VINHO PARTE 63 FRANÇA BORDEAUX SAINT EMILION POMEROL
de alemdovinho publicado em Além do Vinho

Desta janela de alguma enoteca em Saint-Emilion é falar da história do vinho de Bordeaux e da França.

Sabe-se que Pomerol, Saint Emilion e Fronsac, estão entre as melhores regiões da margem direita do estuário Gironde e do rio Dordogne. Ali as melhores uvas são a Merlot e a Cabernet Franc em detrimento de uma menor quantidade no corte da Cabernet Sauvignon.

Nós que vivemos num país continental como o Brasil pensamos que tido tem proporções enormes. As distâncias são de muito quilômetros.

A região que está direita do Dordogne, atrás da cidade de Libourne é muito pequena. Num raio de 30 quilômetros encontramos as sub-regiões de Saint Emilion, Pomerol e Fronsac o Creme de la Creme de Bordeaux. A única região que rivaliza com os Chateau do Médoc.

Falar da margem direita do Dordone/Gironde é falar de Saint Emilion

E de Pomerol. Imagina-se cidades médias, mas o que se vê são cidades medievais pequenas ou vilarejos como Pomerol, abaixo.

Quando se fala de vinho temos que falar da videira, necessariamente, e esta como um vegetal muitas vezes metro faz diferença que dirão quilômetros de solo e clima.

Pois bem, a direita do rio Dordogne temos um clima muito mais seco e menos flutuante do que o de Médoc, cujos vinhedos estão quase ao lado do Atlântico.  O clima mais continental nos traz mais variação de temperatura, principalmente no verão o que favorece a maturação mais lenta da Merlot e Cabernet Franc.

O solo, como se vê na foto abaixo é argiloso em troca do cascalho sobreposto pelas dragagens que sofreu o Gironde , para que se pudesse ter a área que hoje é Médoc. E solos argilosos e frios favorecem a Merlot e a Cabernet Franc. Como este vinhedo no Chateau Petrus, um dos consagrados da região.

E o vinho não pode ser diferente da uva. A Merlot e a Cabernet Franc possuem menos taninos que a Cabernet Sauvignon, assim seus vinhos são mais sedosos e “redondos” que os da vizinha Médoc.

Pena que são vinhos com preços exorbitantes para maioria das pessoas. O ideal é compartilhar uma garrafa destes vinhos para que possamos, nem que seja numa taça apreciá-los.

Para quem gosta de legislação e dados vejam, http://en.wikipedia.org/wiki/Classification_of_Saint-%C3%89milion_wine

Gostar disto:

Be the first to like this .

Artigo original: MAPA DO VINHO PARTE 63 FRANÇA BORDEAUX SAINT EMILION POMEROL de alemdovinho publicado [dia March 02, 2012 at 07:55AM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios