Enoturismo: Deguste a história do vinho no Musée du Vin em Paris! de Luiz Cola em Vinhos e Mais Vinhos

Primeira fotogarfia publicada no artigo Enoturismo: Deguste a história do vinho no Musée du Vin em Paris!Enoturismo: Deguste a história do vinho no Musée du Vin em Paris!
de Luiz Cola publicado em Vinhos e Mais Vinhos

Lugar histórico de escavações geológicas, instalado nos subterrâneos da antiga Abadia de Passy (galeria do século XIV), o museu do vinho é também o ambiente perfeito para conservar as melhores garrafas de vinho do mundo.
Localizado no distrito 16, entre a Torre Eifel e o Trocadero (mirante para se avistar a Torre), o museu agrega um acervo comovente de objetos referentes aos vinhedos franceses e seus vinhos.
Os irmãos do convento da Mínimes de Passy (apelidado de “Os Homens Bons “) tiveram a brilhante idéia de converter as três caves em adegas para amadurecer o vinho Claret , entre os séculos XVI e XVII.
Entretanto a Revolução Francesa caçou os monges do convento e as galerias ficaram adormecidas até 1950, época em que as adegas foram reformadas e utilizadas por um tempo para o armazenamento do vinho pelo restaurante da Torre Eiffel.
Décadas depois na data de 1984 a Conselho Báquico de Échashon da França (fundado em 1954, o conselho se dedica a defesa e promoção dos melhores vinhos franceses) escolheu este espaço para instalar o Museu do Vinho que fica na rue des Eaux.
Experientes enólogos têm o privilégio de examinar os nichos em formas de labirintos que constituem o espaço da adega, com o intuito de explorar os diversos aspectos do serviço do crescimento da uva, desenvolvimento, conservação e vinho.
Dentre as peças que podem ser encontradas no museu destacam-se ferramentas e objetos utilizadas nas etapas de fabricação da bebida. Também há no lugar modelos de cera que configuram os diversos estágios do processo. Além de degustação de vinho.
O museu proporciona conferências e promovem noites temáticas em torno dos mais conceituados vinhos franceses. É também um centro de formação profissional para enólogos e sommeliers. Possui ainda um bar excepcional e um restaurante com uma deliciosa comida tradicional francesa.
Mais informações:
O museu abre de terça a domingo das 10h às 18h.
O restaurante abre de terça a sábado das 12h às 3h
Reservas para o restaurante: +33 (0) 1 45 25 63 26
Endereço:
Museu do vinho
Rue des Eaux – 75016 PARIS
Tél: +33 (0) 1 45 25 63 26
Fax: +33 (0) 1 40 50 91 22

Artigo original: Enoturismo: Deguste a história do vinho no Musée du Vin em Paris! de Luiz Cola publicado [dia March 21, 2012 at 03:46PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios