Falta de vinho rosé na França provoca importação de (autor desconhecido) em Conexão Francesa – JBlog – Jornal do Brasil

Primeira fotogarfia publicada no artigo Falta de vinho rosé na França provoca importaçãoFalta de vinho rosé na França provoca importação
de (autor desconhecido) publicado em Conexão Francesa – JBlog – Jornal do Brasil

A França é de longe o maior produtor de vinho rosé do mundo e a Provence lidera no segmento AOC (Denominação de Origem Controlada), porém o Hexágono é também o maior consumidor do mundo, com 33% de “market share” e importa 28% do total mundial. Quem se beneficia é a Itália que se posiciona como o maior exportador mundial destes vinhos, demanda que não para de crescer. Contradição que o mercado regula sem Salvaguarda.

rosados importação
França e Inglaterra são os países que mais importam vinhos rosados.

O Observatório Mundial de vinhos rosés (elaborado por Agrex Consulting para FranceAgriMer e Vins de Provence) informa que 10% da produção mundial de vinhos é constituída de rosados que totalizam 25,3 milhões de hectolitros. A França produz 6,5 milhões de hl, seguida por Itália, Estados Unidos e Espanha que juntos representam 75%. Os países do Novo Mundo – Austrália, Chile, África do Sul e Nova Zelândia – e a Rússia começam a se posicionar neste segmento.
A Europa é o primeiro mercado de consumo de vinhos rosados com cerca de 50%. Os Estados Unidos bebem outros 14% e são o segundo país que mais consome. Na França o consumo é de 11,8 litros por habitante, no Uruguai, vizinho brasileiro, e na Tunísia o índice também é alto e bebe-se principalmente o vinho localmente produzido.

mapa exporta roses
Itália é o principal ator e Espanha vem perdendo terreno.

O estudo elaborado pelo Observatório mostra que a produção mundial cresceu de 13% em 8 anos e o fluxo internacional para abastecer o mercado consumidor teve aumento de 86%. Interessante observação é o fato de que mais de 25% dos vinhos rosados atravessam uma fronteira antes de serem consumidos. O que mostra que seu consumo é principalmente local, mas que um processo de internacionalização está em marcha.O vinho rosé está chegando para ficar, afinal é uma santa bebida para o verão e para o clima brasileiro. Santé.

Artigo original: Falta de vinho rosé na França provoca importação de (autor desconhecido) publicado [dia April 27, 2012 at 10:29AM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios