Wine Tour 2012 – Descobrindo os vinhos da BourgogneBourgogne de Le Vin au Blog em Le Vin au Blog

Primeira fotogarfia publicada no artigo Wine Tour 2012 - Descobrindo os vinhos da BourgogneBourgogneWine Tour 2012 – Descobrindo os vinhos da BourgogneBourgogne
de Le Vin au Blog publicado em Le Vin au Blog

Em 19 de abril de 2012, Claudio participou da Wine Tour 2012 Bourgogne, no hotel Sofitel

Comentário do Claudio
Dia 19 de abril foi um dia movimentado. O primeiro evento do dia foi a palestra e degustação de vinhos da Bourgogne no hotel Sofitel. Marquei de encontrar o amigo e blogueiro de Brasília, o Guilherme. Foi uma oportunidade interessante para conhecer as regiões e as classificações dos vinhos desta região. Na palestra tivemos um panorama geral da produção dos vinhos. Alguns números interessantes da região:
– 5 regiões – Chablis & Grand Auxerrois; Côte de Nuits; Côte de Beaune; Côte Chalonnaise e Mâconnais
– 27.900 hectares plantados
– 60.000 vinhos diferentes
– 200 milhões de garrafas produzidas por ano
– 0,5% da produção mundia de vinhos
– 3.800 vinícolas
– 250 negociants
– 23 cooperativas
– 3% dos vinhedos franceses
– 2 cepas principais – Chardonnay (46% da produção) e Pinot Noir (36% da produção)
– 2.000 anos de história

Durante a palestra tivemos a oportunidade de degustar alguns vinhos:

– Borgogne Blanc, Cuvée dês Forgets 2010 – Domaine Patrick Javillier: nariz um pouco fechado, abrindo para algo de manteiga e nozes. Na boca  uma bela acidez, notas minerais e final um pouco curto.
– Borgogne Hautes Cotes de Nuits 2010 – Domaine Philippe Gavinet: nariz leve e agradável. Em boca um estilo um pouco diferente de Pinot Noir. Muita presença em boca com taninos realmente marcante. 
– Pouilly-Fuisse 2009 – Domaine Pascal Rollet: Segundo branco degustado e com mais complexidade que o primeiro. Um vinho menos mineral e mais redondo.  Bom corpo, característica dos vinhos desta região.
– Mercurey 2009 – Domaine du Chateau de Chamirey: Mais um Pinot com características distintas. Muito vivo em boca, final forte. Vinho ainda novo e com potencial para envelhecer.
– Meursault 1er Cru Genevrières 2009 – Domaine Latour Giraud: nariz bastante complexo e interessante. Em boca bem macio, notas de frutas tropicais e algo de baunilha e madeira. Um vinho longo. 
– Gevrey-Chambertin 1er Cru Cherbaudes 2008 – Domaine des Beaumont: nariz delicado e elegante. Estilo mais clássico de Pinot Noir. Em boca, complexo, boa fruta, elegante e ainda muito jovem. Final de boca típico de Pinot Noir. Boa presença.
– Chablis Grand Cru Valmur 2009 – Domaine Christian Moreau: o grande destaque da degustação. Um grande de vinho, ainda jovem, muito vivo no nariz. Boa mineralidade, boa complexidade, uma explosão de sabores em boca. Excelente final. Um vinho para se provar novamente.
– Corton Grand Cru Le Rognet et Corton 2008 – Domaine Michel Mallard & Fils: Último vinho da degustação um Pinot com muita complexidade e potencial para envelhecer.
Foi muito interessante conhecer e provar um pouco mais sobre a Borgonha. Com certeza deu ainda mais vontade de voltar novamente na região.

Após a palestra visitamos a feira que ocorria no salão ao lado. Como iríamos ainda para o evento da World Wine, ficamos menso tempo do que deveríamos por lá. Mais um bom evento que passou pelo Brasil.

Le Vin au Blog agradece o interesse.

Artigo original: Wine Tour 2012 – Descobrindo os vinhos da BourgogneBourgogne de Le Vin au Blog publicado [dia May 25, 2012 at 05:56AM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios