Borgonha: O grande negociante e a grande fraude de GM em Histórias e Vinhos

Primeira fotogarfia publicada no artigo Borgonha: O grande negociante e a grande fraudeBorgonha: O grande negociante e a grande fraude
de GM publicado em Histórias e Vinhos

Muito se discute sobre as fraudes no mundo do vinho e, nesta semana, a Borgonha foi palco de mais uma revelação: Labouré-Roia, um dos grandes negociantes da região, está envolvido em um esquema duvidoso. 
De acordo com o jornal local “Le Bien”, o negociante e pessoas de sua equipe são acusados de rotulagem inadequada nas garrafas, de misturar vinhos de diferentes denominações e origens, adicionar vinho de mesa para aumento de volume, além de usar medalhas de premiações incorretas.
O jornal informa que, nos últimos 18 meses, os policiais estão em Dijon conduzindo uma investigação sobre o caso, sendo que os 4 acusados já estão sob custódia desde a semana passada.
As investigações apontam a descoberta de uma enorme operação de fraude e muito organizada, revelado pela análise de centenas de documentos do negociante, no período de 2005-2009.
As autoridades de Dijon afirmaram que cerca de 500.000 garrafas podem ter sido adulteradas com vinhos de outras denominações e, aproximadamente, 1.5 milhões de garrafas rotuladas erroneamente. Durante o período em questão, a empresa vendeu cerca de 36 milhões de garrafas, rendendo outros tantos milhões de euros/ano, o que comprova o grande sistema de fraude.
Sobre as investigações, nenhuma decisão foi tomada até o momento sobre a acusação dos quatro homens sob custódia. O advogado do negociante, Emmanuel Touraille, disse à imprensa que seus clientes estão dispostos a cooperar com o inquérito.
A Borgonha está abalada, são Mersault e tantos outros rótulos que se tornam duvidosos. Vamos torcer para que estes casos sejam raros, pela integridade e qualidade das marcas e seus vinhos. Se você cair numa dessas, o que resta é abrir a garrafa e beber, pois não se chora pelo vinho enganado…

Artigo original: Borgonha: O grande negociante e a grande fraude de GM publicado [dia June 17, 2012 at 07:34PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios