Servindo o champanhe corretamente de chezfrance em Blog Chez France

Primeira fotogarfia publicada no artigo Servindo o champanhe corretamenteServindo o champanhe corretamente
de chezfrance publicado em Blog Chez France

É consenso que os franceses conhecem os melhores métodos para a produção de champanhe. Mas um ponto que influencia diretamente na forma de consumir o produto é como garantir a efervescência da bebida após ser servida. Isto porque a liberação das bolhas ajuda a transferir o sabor e o aroma para a degustação do champanhe.

Por isso, o cientista Gérard Liger-Belair e seus demais colegas da região de Champagne afirmam ter mostrado o melhor caminho para a garantia deste aspecto: basta inclinar a taça e deixar o líquido escorrer suavemente para o lado. Embora a descoberta publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry da American Chemical Society não seja uma novidade, já que esta técnica é conhecida há alguns séculos, os pesquisadores alegam que é a primeira vez que alguém provou este fato cientificamente.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas fizeram o seguinte experimento: em uma taça, eles derramaram o champanhe em linha reta; na outra, o líquido foi entornado na taça inclinada. Os pesquisadores descobriram que o segundo método preserva até duas vezes mais o dióxido de carbono presente nas bolhas.

Outro aspecto abordado pelo estudo foi o resfriamento do champanhe. Quanto maior a temperatura, maior é a perda das bolhas ao servir a bebida, ou seja, baixas temperaturas prolongam a efervescência do líquido. Os cientistas apontaram a temperatura de 4°C como ideal para reduzir a perda de dióxido de carbono, garantindo assim o sabor do champanhe.

Artigo original: Servindo o champanhe corretamente de chezfrance publicado [dia July 30, 2012 at 11:45PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios