BEAUJOLAIS FACTS de Jessica Marinzeck em 7 Minutos de Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo BEAUJOLAIS FACTSBEAUJOLAIS FACTS
de Jessica Marinzeck publicado em 7 Minutos de Vinho

Beaujolais é uma região localizada ao sul da Borgonha, que também dá nome ao seu famoso vinho Beaujolais (lê-se Boujolê).

Mapa da Borgonha com Beaujolais ao sul e detalhe da sua localização dentro da França

Beaujolais é produzido com a uva Gamay. É uma uva com notas de
framboesa, cereja e violeta e taninos não tão expressivos (lembra da sensação de secura nas gengivas né?  Esse é o tanino). A grande maioria dos vinhos feitos à base de Gamay (Gamé) são melhores quando degustados jovens.


Uma das características desse vinho é a sua forma de fermentação conhecida como Maceração Carbônica. Os cachos das uvas são colhidos inteiros, colocados num tanque saturado de gás carbônico e o processo de fermentação ocorre dentro de cada uva. Essa técnica gera vinhos mais suaves, frutados e com pouco tanino.


Você pode encontrar 3 denominações para os Beaujolais:
Beaujolais 
Beaujolais-Villages e
Beaujolais Cru.

Por toda a região de Beaujolais estão espalhados os Crus, dez a todo, onde são fabricados os melhores vinhos.No entanto no rótulo da bebida irá aparecer somente o nome do produtor e o Cru, não aparecerá a palavra Beaujolais. 


Por isso anote aí os 10 Beaujolais Crus:
St.-Amour, Juliénas, Chénas, Moulin-à-Vent, Fluerie, Chiroubles, Morgon, Régnié, Broully, Côte de Broully.

Mapa de Beaujolais ao sul da Borgonha

Existe também uma versão mais simples dessa bebida e também mais barata que os Crus, é o Beaujolais Nouveau, um vinho para ser tomado JOVEM.

Curiosidade: Beaujolais Nouveau é colocado no mercado na terceira quinta-feira de Novembro. E a data é aguardada no mundo todo.



Beaujolais é melhor apreciado em uma temperatura menor que os outros tintos mas também não precisa ser gelado, talvez 15 minutos na geladeira antes de ser servido pode colaborar bastante.



Muitos “tomadores” desse vinho, reconhecem um Beaujolais pelo seu toque de banana, chiclete e também canela.


Preço?  Já achei de R$ 20,00 à R$ 90,00. Cuidado para não comprar um bem baratinho, e no final das contas descobrir que aquela garrafa ficou encalhada na prateleira de alguém e perceber que o vinho passou do ponto.

Artigo original: BEAUJOLAIS FACTS de Jessica Marinzeck publicado [dia August 02, 2012 at 01:57PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios