SONOMA: NOVO SISTEMA DE VENDAS DE VINHO NO BRASIL de Sérgio Inglez de Sousa em TODOVINHO

Primeira fotogarfia publicada no artigo SONOMA: NOVO SISTEMA DE VENDAS DE VINHO NO BRASILSONOMA: NOVO SISTEMA DE VENDAS DE VINHO NO BRASIL
de Sérgio Inglez de Sousa publicado em TODOVINHO

Acaba de ser lançado no Brasil um modelo inovador de venda de vinhos, através do site http://www.Sonoma.com.br , com uma forma de e-commerce “venda privada,” inédito no mundo do vinho.
O Sonoma é uma empresa “startup” criada por uma equipe de profissionais com grande reconhecimento tanto na área de enogastronomia quanto na de e-commerce. Adotando o modelo de “venda privada,” Sonoma oferece os seus membros seleções semanais, negociadas direto com produtores, em quantidades limitadas e com preços até 60% abaixo do mercado. A proposta da empresa é entregar duas vantagens ao cliente: ajuda-lo na escolha de vinhos e produtos gastronômicos e oferecer preços mais baixos do que o mercado pratica.
O fundador do Sonoma é o americano Alykhan Karim, 28 anos, que mora no Brasil há dois anos. Alykhan é formado em Relações Internacionais com especialização em Economia da América Latina, fala espanhol e português fluente e, por ser da Califórnia e apaixonado por vinhos, conviveu muito com a vinicultura da região. Impressionado com a grande diferença entre os preços e a oferta de vinhos no Brasil, comparado ao Estados Unidos, resolveu trazer o novo modelo de comércio de “venda privada” para baixar bem as margens ainda oferecendo uma excelente seleção de produtos.
Depois de gerenciar a área de vendas na empresa de e-commerce Oppa neste país, o americano associou-se a Edson Barbosa, que foi CEO da primeira grande loja virtual de vinhos no Brasil, a Estação do Vinho, para esse novo projeto. Com um investimento inicial em torno de 600 mil reais, se estruturaram para tentar mudar o mundo do vinho e da gastronomia.
Em vez de manter uma loja tradicional comprando de distribuidores, a Equipe Sonoma pesquisou muitas vinícolas, produtores artesanais e fez parcerias direto com uma vasta rede de importadores. “No Brasil existem hoje produtos incríveis, diferenciados, porém, por falta de margem para sua divulgação são de difícil acesso ao público em geral,” explica Jô Barros, a sommelière Sonoma, votada melhor Sommelière do Brasil em 2011 pela revista Prazeres da Mesa. “O Sonoma quer ser a solução: dispensar os intermediários e ser o link entre produtor, ou importador, e o consumidor final,” explica ela. Jô também foi cativada pela ideia do Sonoma, abandonou o restaurante onde trabalhava como sommeliere e se juntou os dois sócios nesta missão.
A equipe do Sonoma promete ser extremamente rigorosa na seleção dos vinhos oferecidos. Os produtos são avaliados e escolhidos pela equipe de curadores com 3 critérios básicos: qualidade; relação custo x benefício e a resposta positiva para uma pergunta simples: “Eu teria esse produto em minha casa?”. Entre os produtos já oferecidos incluíram um Cotês du Rhône de 94 pontos Robert Parker por apenas R$79, e novidades poucos encontrados no Brasil como vinhos da uva Friulano e da Córsega. A rede de contatos destes especialistas vai garantir o acesso a produtos especiais, grandes oportunidades e com certeza grandes negócios. “Hoje o crescimento de consumo de vinho e produtos gourmet no Brasil é impressionante,” conta Alykhan. “Sonoma quer ajudar a ambos, novato e conhecedor, a navegar neste mundo.”
Para realizar este desafio, além das boas ofertas, o Sonoma também cria conteúdo de alta qualidade, escrito por jornalistas experientes num estilo diferente das mídias especializadas: simples e claro, com uma linguagem lúdica e divertida. “Escrevemos como se fossemos um “amigo” descrevendo um vinho”, comenta Jô Barros. “Os amigos costumam passar confiança e credibilidade nas suas dicas e é exatamente isso que queremos ser para nossos clientes”.
A empresa começou suas atividades em 1 de julho e no final do mês já contava com 35 mil cadastros no site e quase 100 mil amigos no facebook, principalmente pela divulgação boca a boca. “Já tivemos clientes comprando 5 vezes no primeiro mês. Já se tornaram VIP, nunca mais vão pagar custo de frete nas entregas” conta empolgado Alykhan.
O Sonoma entrega em toda a região sul e sudeste do Brasil, no prazo máximo de até 5 dias. O pagamento pode ser parcelado em 3vezes e, para compras acima de R$200,00, não será cobrado o frete como promoção de lançamento. Em breve o Sonoma vai atender outras regiões do Brasil.

Artigo original: SONOMA: NOVO SISTEMA DE VENDAS DE VINHO NO BRASIL de Sérgio Inglez de Sousa publicado [dia August 12, 2012 at 01:06PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios