Vinhos com selo “orgânico” em vigor na Europa de Inês em Blog da Inês

Primeira fotogarfia publicada no artigo Vinhos com selo “orgânico” em vigor na EuropaVinhos com selo “orgânico” em vigor na Europa
de Inês publicado em Blog da Inês

Já a partir desta colheita, de 2012, os produtores europeus que produzam uvas sem tratamentos químicos, sem agrotóxicos e são vinificadas com técnicas naturais (sem utilização de qualquer aditivo que não seja natural) poderão colocar no rótulo a especificação “vinho orgânico“, bem como o logótipo biológico da União Europeia (UE) e o número de código do organismo de certificação, reconhecidos em todos os países da UE, que certificam oficialmente os produtos e os processos de produção utilizados. Uma importante mudança, uma vez que até à pouco tempo atrás os produtores apenas poderiam rotular o seu vinho como “produzido com uvas orgânicas” ou “procedente de agricultura biológica”, não sendo previstas normas especificas para o processo de vinificação e estabilização do mesmo.

Vino Biologico Com a liberação da utilização da especificação “vinho orgânico” na UE, o Comité Permanente de Agricultura Biológica (Standing Committee on Organic Farming – SCOF), estabeleceu um novo regulamento, com uma série de práticas ecológicas que deverão ser cumpridas para os produtores que quiserem utilizar a nova denominação em seus produtos, que entrou em vigor no início deste presente mês, dia 01/08/2012. Para além da não utilização de agrotóxicos nos vinhedos, esta nova regulamentação prevê a redução da utilização de SO2 (Tintos: 100 mg/L / Brancos e Rosés: 150 mg/L, exceto para vinhos com teor de açúcar residual superior a 2 g/L, que é de 120 mg/L para os tintos e de 170 mg/L para os brancos e rosés), entre outros pré-requisitos.

O novo regulamento prevê também a possibilidade de rotular como orgânicos, vinhos de colheitas anteriores, uma vez demonstrada a conformidade às novas normas.

Estas novas regras têm a vantagem de proporcionar uma maior transparência, garantindo uma oferta mais clara aos consumidores, que demonstram cada vez mais interesse por produtos biológicos. Para além deste fato, ajudarão também a fortalecer a posição internacional do vinho biológico na UE, uma vez que os principais produtores de vinho do “Novo Mundo” já definiram as normas para o vinho biológico – Estados Unidos, Chile, Austrália e África do Sul.
As novas regras deverão, assim, facilitar o reconhecimento dos produtos por parte dos consumidores, que podem ter a certeza de que qualquer “vinho biológico” foi produzido de acordo com padrões de produção rigorosos, e reforçar a posição internacional dos vinhos orgânicos da União Europeia.

Artigo original: Vinhos com selo “orgânico” em vigor na Europa de Inês publicado [dia August 20, 2012 at 03:43PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios