COMECE A ENTENDER (FINALMENTE) OS VINHOS FRANCESES de Jessica Marinzeck em 7 Minutos de Vinho

Primeira fotogarfia publicada no artigo COMECE A ENTENDER (FINALMENTE) OS VINHOS FRANCESESCOMECE A ENTENDER (FINALMENTE) OS VINHOS FRANCESES
de Jessica Marinzeck publicado em 7 Minutos de Vinho

Oie!

Um dos grandes obstáculos das pessoas ao consumirem vinho é a dificuldade em entender o que está escrito no rótulo. Francês, inglês, alemão… são alguns dos idiomas que vemos e geralmente não ajudam muito se não soubermos nenhum deles.

Mas uma coisa, você tomador(a) de vinho, já deve estar mais familiarizado: o nome de algumas uvas. Eu sei que isso facilita muito na hora de escolher sua garrafa, mas que tal darmos um passinho a mais?


Para aqueles interessados em descobrir mais sobre vinhos franceses, fiz uma lista com o nome da região e as principais uvas encontradas por lá.

Pra ficar registrado aqui, a massa de produtores franceses não coloca o nome da uva no rótulo pois eles acreditam que só a uva não faz o vinho, e sim um conjunto de fatores como: solo, tempo, escolhas do vinicultor etc. Por isso é bem mais comum encontrarmos o nome do produtor no rótulo, do que somente o nome da uva. Outra coisa que você deve lembrar é que vinhos franceses são em sua maioria um blend, ou seja, são produzidos com mais de um tipo de uva. Por isso esse é uma guia para iniciantes, para quem quer ter uma idéia do que acontece no país do “biquinho”. À partir daqui você pode partir para mais detalhes.

Abaixo, do seu lado esquerdo, você vai encontrar o nome de algumas regiões francesas e do lado direito suas uvas principais. E como eu sou querida, fiz tudo em formato de imagem para você gravar e deixar guardado no seu computador. Então na próxima vez que você for ao supermercado ou qualquer loja de vinho, já pode começar dar algumas voltas na seção da França.

Artigo original: COMECE A ENTENDER (FINALMENTE) OS VINHOS FRANCESES de Jessica Marinzeck publicado [dia August 28, 2012 at 11:46AM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios