Menos DUAS garrafas de Pétrus 1982 no mundo… de Luiz Cola em Vinhos e Mais Vinhos

Primeira fotogarfia publicada no artigo Menos DUAS garrafas de Pétrus 1982 no mundo...Menos DUAS garrafas de Pétrus 1982 no mundo…
de Luiz Cola publicado em Vinhos e Mais Vinhos

No meio de uma tranquila noite de verão no meio da semana em Nova York, dois amigos de trabalho entraram no restaurante 21 Club e calmamente pediram DUAS garrafas de Pétrus 1982. Uma delas foi “degustada” com o prato de entrada e a outra com prato principal. Olhando para a conta, o custo total das garrafas de vinho foi de 16.640 dólares, enquanto os pratos somaram míseros US$200.

Falando ao New York Post, Phil Pratt, o diretor de vinhos do restaurante, disse: “Eles sabiam o que estavam pedindo. Foi um pouco constrangedor, especialmente quando um dos rapazes estava bebendo café durante a refeição. Mas eu não os julgo. O dinheiro é deles, e eles podem fazer o que quiser com ele. Se quiserem colocar Coca-Cola em seu vinho, eu estou confortável com isso.”

Os enófilos mais tradicionalistas irão se arrepiar ao saber quais foram os pratos que “harmonizaram” com as garrafas de Pétrus: Linguado e Salmão, definitivamente distantes das combinações ideais e clássicas para um ícone do Pomerol.

O 21 Club comprou uma caixa deste Pétrus “en primeur” no seu lançamento em 1980, e desde então, os tem mantido armazenados em suas adegas, de modo que a procedência e conservação deles estava impecável.  Pratt disse que agora só lhe restam três garrafas desta preciosidade, e que está considerando seriamente em elevar o preço das garrafas que ainda permanecem.

Fonte: adaptado de The Drinks Business

Artigo original: Menos DUAS garrafas de Pétrus 1982 no mundo… de Luiz Cola publicado [dia August 28, 2012 at 09:26PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios