Le Médoc II de Marcelo Andrade em Vinho por Marcelo Andrade

Primeira fotogarfia publicada no artigo Le Médoc IILe Médoc II
de Marcelo Andrade publicado em Vinho por Marcelo Andrade

Por Carlos Teles

O Medoc é uma região que, no espírito de todo amador de vinho, se associa não somente com a idéia de vinhos finos, mas também com aquela de vinhos soberbos de chateaux. Em nenhuma parte existe uma tal concentração de esplendidos edifícios a serviço do vinho e da vinha: Le Medoc, é o Versaille Du Vin. Quando, saindo de Bordeaux, em direção ao Norte, a princípio não encontramos nada de sublime, porque a rota atravessa os intermináveis subúrbios da cidade em perpétua expansão; não encontramos um só vinhedo. Mesmo quando se utiliza as estradas periféricas de Bordeaux, ainda assim, faltam alguns quilômetros antes que se comece perceber os primeiros vinhedos.

O itinerário mais interessante para atravessar o Medoc, a partir de Blanquefor, donde se tem a opção de pegar a rota D2 em direção ao norte, ou a D210, que são paralelas. A D210 é mais tranqüila e atravessa os aprazíveis vilarejos de Parempuyre, Ludon e Macau, passando perto de inúmeros chateaux, onde o Chateaux d’Agassac, se destaca. A rota D2 oferece a vantagem de passar mais perto de chateaux, como Cantermele e Giscours, além de ser de fácil saída para ir a Arsac e Pian-Medoc, comunas isoladas. As duas rotas se encontram em Labarde. É possível se utilizar uma para se sair de Bordeaux e depois pegar a outra para retornar.

 

Os vinhos das vilas mais ao sul – Macau, Ludon, Le Pian-Medoc e, mais perto de Bordeaux, Le Taillon, Parempuyre e Blanquefort – pertencem à apelação Haut-Medoc. Sobre as terras planas, as quais, o rio Gironde corta , os vinhos mais modestos portam o nome da apelação Bordeaux ou Bordeaux Superior, assim como é o caso, também, daqueles vindos das ilhas do estuários. Quanto mais ao Norte, mais as vinhas penetram às florestas e os prados. Logo apos a aldeia de Cantenac, a paisagem se alarga e apresenta uma impressionante extensão de vinhedos, que acompanham os dois lados da rota. A esquerda, logo após o chateaux Prieuré-Lichine, se vê um exemplo clássico de platô de cascalhos, bem característico do Medoc, com suas encostas cobertas de vinhedos, a colina parece baixa, mas de fato, ela é suficientemente alta para cobrir completamente a vista do chateaux Brane-Cantenac.

Ao se chegar a apelação Margaux, que cobre aproximadamente 1.300 há de um total de aproximadamente 11.000ha que representa a totalidade plantada no Medoc, possuindo o maior número de crus classes –21 –, Margaux é a mais vasta das apelações do Medoc, ela engloba um quarteto de comunas contiguas, que são: Arsac, Cantenac, Labarde e Soussans. As longas ilhas do Gironde formam uma tela natural contra os ventos frios vindos do Nordeste, e o micro clima é um pouco mais suave no resto da região, de sorte que as uvas amadurecem de oito a dez dias mais tarde. A camada superficial do solo é a mais fraca que se pode encontrar, mas ela é rica em cascalhos, notadamente na parte sul da apelação, onde se faz um certo número de vinhos, delicados e deliciosos, tão característico de Margaux. A Oeste, onde a argila é mais presente, os vinhos são mais fechados.

No final do século XVII, Margaux e as vilas próximas eram pouco habitadas; a área era o território de alguns senhores que viviam nos chateaux, de Issan à Cantenac e da Tour de Mons à Soussans.

Atualmente a comuna de Margaux conta com aproximadamente 2.000 habitantes e é mais uma aldeia do que uma cidade; as outras aldeias da apelação, não passam de comunidades. Quase tudo em Margaux, vive do vinho, e a maior parte dos châteaux fazem a política de boa vizinhança, o centro e os arredores da comuna, seus vinhedos divididos em pequenas parcelas se entrelaçam como um todo na campanha.

Fotos: Reprodução.

Bibliografia: Vários livros, incluindo La France dês Vins ET Vignobles de Hugh Johnson e Hubrecht Duikler, sendo esse o mais acessado.

Artigo original: Le Médoc II de Marcelo Andrade publicado [dia September 06, 2012 at 04:46PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios