Lançado em SP o utilíssimo “minidicionário de enologia em 6 idiomas” de Roberta Malta Saldanha de Jeriel em Blog do Jeriel

Primeira fotogarfia publicada no artigo Lançado em SP o utilíssimo “minidicionário de enologia em 6 idiomas” de Roberta Malta SaldanhaLançado em SP o utilíssimo “minidicionário de enologia em 6 idiomas” de Roberta Malta Saldanha
de Jeriel publicado em Blog do Jeriel

Além de descrever o significado de mais de 700 termos enológicos em português e de apresentar suas versões para outros cinco idiomas, obra traz curiosidades sobre a bebida

Como o interesse pelo vinho continua aumentando rapidamente entre os brasileiros, conhecer os termos enológicos é essencial. Cada vez mais as pessoas desfrutam do vinho cotidianamente, fazendo com que as discussões sobre terroir, cepas, processos de fermentação, amadurecimento e serviço do vinho tornem-se mais corriqueiras. Com base nessa constatação e pensando numa forma de enriquecer o vocabulário de profissionais das áreas de Gastronomia e Enologia, estudantes e amantes do vinho, Roberta Malta Saldanha escreveu o Minidicionário de enologia em seis idiomas, que chega ao mercado pela Editora Senac Rio de Janeiro.

O livro não é apenas um glossário de verbetes técnicos. Além de descrever o significado dos termos, as entradas são relacionadas em ordem alfabética, com suas definições em português, seguindo-se de suas versões para inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. As variações entre o inglês americano, o inglês britânico e o inglês do Canadá também são contempladas. Os verbetes abrangem assuntos relativos às técnicas de degustação e aos processos de vinificação e mesmo viticultura, em linguagem acessível a todos os níveis de conhecimento. Para finalizar, como é estilo da autora, Roberta revela, com boas doses de humor, dicas e curiosidades sobre o vinho, bebida cuja origem remonta a aproximadamente 6.000 a.C.

Dirigido tanto a chefs, restaurateurs, sommeliers, estudantes, profissionais ou amantes do vinho quanto àqueles que pertencem ao meio vitivinícola profissional e aos enófilos, o livro ajuda a enriquecer o vocabulário enológico dos leitores, fazendo-os compreender um pouco mais desse mundo inebriante dos vinhos, seja por prazer, por interesse profissional ou por simples curiosidade. Ideal para estudantes, profissionais das áreas de gastronomia e enologia e enófilos em geral.

SOBRE A AUTORA

Bacharel em Comunicação Social, Roberta Malta Saldanha iniciou sua carreira na Editora Abril, onde atuou nas revistas Exame VIP, em São Paulo, e Veja Rio e Veja. Associada à Segmento Editora, Roberta idealizou a revista dos Vigilantes do Peso no Brasil, a Pense Leve, presente no mercado até hoje. Em 1995, organizou o primeiro evento enogastronômico brasileiro, o Boa Mesa. A convivência com chefs e profissionais do Brasil e do mundo, no decorrer de 12 edições, selou de vez seu amor pelos prazeres da arte de comer e beber bem.

São também de sua autoria o Dicionário tradutor de gastronomia em seis línguas – lançado em 2007, cuja edição revista e atualizada será publicada, em breve, também pela Editora Senac Rio de Janeiro – e Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia (2011).

SERVIÇO

Título: Minidicionário de enologia em seis idiomas

Autora: Roberta Malta Saldanha

Editora: Editora Senac Rio de Janeiro

ISBN: 978-85-7756-197-1

Formato: 11cm x 15,5cm

Páginas: 184

Preço: R$ 35,00

Mais informações: Assessoria de Imprensa Senac Rio

Marcela Prior (21) 3138-1276 – marcela.prior@rj.senac.br

Danielle Borges (21) 3138-1240 – danielle.borges@rj.senac.br

Artigo original: Lançado em SP o utilíssimo “minidicionário de enologia em 6 idiomas” de Roberta Malta Saldanha de Jeriel publicado [dia September 11, 2012 at 04:36AM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios