As Famosas Ervas de Provence – Cesar Yukio de Bacco´s em Dicas do Chef

Primeira fotogarfia publicada no artigo As Famosas Ervas de Provence - Cesar YukioAs Famosas Ervas de Provence – Cesar Yukio
de Bacco´s publicado em Dicas do Chef

 

Provence é uma região ao sul da França, conhecida por suas colinas e suas ervas. O toque do louro, do manjericão, do tomilho, do alecrim, da salsa, do orégano, da segurelha, do estragão, da menta e da manjerona, entre outras, sempre seduziu os visitantes do lugar. O problema é que nem todas as ervas podem ser cultivadas em outros climas, portanto alguém teve a idéia de secar e embalar as ervas para os turistas poderem levar para casa. As chamadas ervas de Provence só passaram a ser vendidas em conjunto, desidratadas e com este nome a partir dos anos 1970. E são conhecidas assim principalmente fora da França.

Tradicionalmente, inclui manjericão, louro, manjerona, alecrim, segurelha e tomilho. Raspas de casca de laranja às vezes são adicionadas, assim como lavanda. De modo geral, a combinação resulta em sabor relativamente adocicado, picante e mentolado.

Muito usada para temperar peixes, carnes e vegetais, a mistura geralmente é adicionada durante o cozimento, pois é a melhor maneira de capturar o seu sabor. Pode também temperar azeites, que ficam ótimos em pratos típicos da região mediterrânea ou simplesmente regados sobre frango e peixe grelhados, acompanhados de tomate, batata e azeitonas. O conjunto de ervas faz ótimo efeito, ainda, em molhos para pizza, sopas, omeletes, legumes refogados, carnes de caça e espetos de carne ou frango. Embora seu uso mais interessante seja nos pratos quentes, nada impede que entre em temperos para salada e seja polvilhado sobre queijos.

Artigo original: As Famosas Ervas de Provence – Cesar Yukio de Bacco´s publicado [dia September 25, 2012 at 04:09PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios