Outubro Rosa de edimaracruz em Com TodoVino

Primeira fotogarfia publicada no artigo Outubro RosaOutubro Rosa
de edimaracruz publicado em Com TodoVino

OUTUBRO ROSA

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. é uma forma de manifestação visual e que é compreendida em qualquer lugar no mundo. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Ao se falar de câncer, existem estudos científicos relacionados com o vinho. O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas e na casca das uvas pretas.

Resultados científicos apontam para o Resveratrol como substância de efeito benéfico na prevenção do câncer, pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais, através da inibição da proteína NF Kappa B, a qual está envolvida na regulação da proliferação celular.

Segundo a revista Faseb, um grupo de médicos Italianos realizou testes em laboratório mostrando que o resveratrol, pode impedir o desenvolvimento da doença, bloqueando os efeitos do estrógeno. Segundo os estudos: “Resveratrol é um potencial fármaco que pode ser explorado quando o câncer de mama se torna resistente à terapia hormonal.”

Por enquanto são apenas testes, e ainda não podem ser aplicados de forma terapêutica, alerta o médico, Gerald Weissman.

Nos apoiamos esta campanha, e por este motivo estamos aqui para lembrar! Você já fez exames preventivos?

E como Vinho também é saúde!! Relacionamos alguns vinhos para representar o Outubro Rosa!! Confira a seleção muito especial!!

Artigo original: Outubro Rosa de edimaracruz publicado [dia October 05, 2012 at 10:40PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios