Conhecendo melhor o Projeto da Idealdrinks de didu em Didú Russo » Blog do Didú

Primeira fotogarfia publicada no artigo Conhecendo melhor o Projeto da IdealdrinksConhecendo melhor o Projeto da Idealdrinks
de didu publicado em Didú Russo » Blog do Didú

Começo a selecionar os mais de 300 takes que gravei em Portugal para fazer um Celebre! Especial Idealdrinks.

Visitar Portugal é sempre maravilhoso, adoro o país de meu avô Licinio Granja, a sua gente, o seu vinho a sua culinária, a sua história em todo canto. Mas visitar Portugal a convite de Carlos Lucas e ciceroneado por ele é outra viagem, é um outro Portugal ainda melhor.

Imaginem que fomos recepcionados por ele no aeroporto e ele nos acompanhou (Horst Kisman da Prazeres da Mesa e eu), durante toda a semana em seu próprio automóvel, levando-nos a conhecer as propriedades da Idealdrinks, que em novembro fará em São Paulo sua apresentação oficial.

Ficamos hospedados em Hotéis de Luxo como o Relais & Chateaux Quinta das Lágrimas em Coimbra e o Hotel Boutique Pousada de Viseu na cidade do mesmo nome. Jantamos e almoçamos em endereços especiais, típicos, fora do roteiro de turistas e sempre com muita classe e elegância.

Carlos Lucas nos mostrou todo o projeto da Idealdrinks, até a Quinta de Bella, ainda em implantação, onde dentro de seus vinhedos há uma “lagareta” Romana! Eu nunca soube da existência de uma lagareta. Veja neste vídeo que vale à pena.

Visitamos a Colinas de São Lourenço na Bairrada com sua concepção suspensa que permite toda a movimentação de líquidos e massas por gravidade. É a primeira de Portugal nesse sistema. Lá a Idealdrinks produz:

Principal Tinto: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Merlot

Principal Branco: Chardonnay e Sauvignon Blanc

Principal Rosé: Pinot Noir

Espumante Colinas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier e outro com Pinot Noir, Chardonnay e Arinto

Todos deliciosos, mas o Rosé ao estilo estruturado e de coloração elegante ao estilo da Provence, no tom de casca de cebola, ganhou a cena. Sempre considerei que depois de Provence Portugal é onde encontrei os melhores Rosés, esse Principal é certamente um deles.

Fomos ao Paço da Palmeira no Minho, um dos mais belos monumentos arquitetônicos que já vi. Trata-se de um verdadeiro Palácio que foi concebido como residência destinada ao lazer de Príncipes, Arcebispos e da mais ilustre aristocracia minhota.

O prédio mostra a classe de Carlos Dias, proprietário da Idealdrinks que é encontrado também no design de suas garrafas que por si só são um objeto de desejo. Quando se prova então os deliciosos Royal Palmeira e Eminência, (Uvas Loureiro, super selecionadas e que ficam em sur lies), comprova-se o potencial desse projeto.

Fomos também conhecer a Quinta da Pedra que é uma das mais históricas propriedades do Alto Minho e do concelho de Monção. O projeto foi restaurado e modernizado para ficar em sintonia com o trabalho de luxo que Carlos Dias, (que na Suiça criou a marca de relógios de luxo Roger Dubuis), está imprimindo ao seu projeto de Vinhos.

Basta ver a classe da garrafa do Alvarinho Quinta da Pedra para ver sua adequação ao mercado de luxo. E o vinho então é simplesmente espetacular. Lá na Quinta da Pedra, com a consultoria do italiano Gianni Capovilla, eles estão desenvolvendo uma série de destilados de uvas e de frutas de altíssima qualidade. Provei diversas delas, de alvarinho, de loureiro, de laranja, de pera, etc. Excepcionais. Vem mais garrafa linda por aí para satisfazer nossos desejos com a beleza a elegância e a qualidade.

Bem, para terminar este agradecimento, deixo para vocês o espetáculo do Maitre José, do Gambrinus de Lisboa, preparando um Crepe Suzette onde almocei com Carlos Lucas ante-ontem e que foi nossa despedida da semana maravilhosa.

Mais que uma viagem com um competente enólogo-gestor de um projeto raro de qualidade e elegância para o mercado de luxo, viajamos com um grande Amigo. Já estou com saudades…

Artigo original: Conhecendo melhor o Projeto da Idealdrinks de didu publicado [dia October 08, 2012 at 03:59AM] em .