É Tricolor! de edgard reymann em EdGarden of Delights

Primeira fotogarfia publicada no artigo É Tricolor!É Tricolor!
de edgard reymann publicado em EdGarden of Delights

O vinho francês tem dois problemas no Brasil. Os bons são muito caros, tipo ícones da Borgonha ou de Bordô. E os baratos que encontramos em supermercados, não são nada bons. E nem justificam sua presença em nossas prateleiras. Afinal, há um meio-termo? Claro que sim. Ontem mesmo, estive no evento Caravana dos Vinhos Tricolores, no hotel Rénaissance, em São Paulo. Trata-se de uma maratona de duas semanas com produtores de vinhos franceses que vivem um pouco à margem daquela aura de glamour criada em torno dos vinhos do país, para o bem e para o mal. Porque se essa aura ajuda as grandes marcas, a fama de “vinho para as elites” do produto francês dificulta a circulação e promoção dos produtos mais, digamos, básicos. A maioria dos vinhos provados ainda espera uma boa alma que possa trazê-los ao público brasileiro. A boa notícia é que devem chegar a preços bem mais acessíveis que os grandes “ícones”.
Claro que, nesse nível um pouco mais abaixo dos spots, o vinho francês vai se assemelhar ao que se produz em outros países, como Espanha, Itália, Portugal, ou mesmo Argentina e Chile, Nova Zelândia e Austrália etc. Ao experimentar os espumantes franceses (o “champagne” produzido em outras regiões que não podem usar essa denominação), concluí que… champagne mesmo só o que é feito em Champagne. Não tem pra ninguém. Mas bebi um excelente Blanquettes de Limoux, o Cuvée Resèrve Meregali Brut.
Também me impressionei com os brancos. O Pouilly-Fuissé 2011 e o Saint-Veran Terre – Noir 2010 tem mineralidade e frescor que fazem deles vinhos perfeitos para o verão que está chegando. Sua importação ainda não está definida, mas devem chegar por aqui custando cerca de 120 reais a garrafa.
Quanto aos tintos, a Domaine du Tariquet esteve presente (e também com ótimos Armagnac!) e pude provar o incrível Chateau Lamothe-Cissac (Cru Bougeois du Médoc)

Artigo original: É Tricolor! de edgard reymann publicado [dia October 03, 2012 at 05:51PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios