O futuro dos contra rótulos. de Equipe Vinhos de Bicicleta em Vinhos de Bicicleta – BLOG

Primeira fotogarfia publicada no artigo O futuro dos contra rótulos.O futuro dos contra rótulos.
de Equipe Vinhos de Bicicleta publicado em Vinhos de Bicicleta – BLOG

Como todos nós sabemos, um bom contra rótulo (bem informativo) pode fazer diferença no momento da compra de um vinho. Isso é tão importante que muitos produtores ao redor do mundo acabam contratando especialistas para criar e chancelar os rótulos e contra rótulos de seus vinhos. Até aí não estamos tratando de nenhuma novidade, mas quando o contra rótulo traz informações nutricionais do vinho passa a ser algo diferente de se ver. Pois é, esse é o caso do vinho italiano Moscato D’Asti, que contém seus elementos nutricionais impressos no rótulo. O produtor italiano foi obrigado a colocar essa tabela no contra rótulo para exportar seu produto para os Estados Unidos. Isso aconteceu pelo fato de seu vinho possuir teor alcóolico menor que 7% e, por este motivo, ser enquadrado na regulamentação do órgão americano FDA (Food and Drugs Administration). Já que vinho é considerado alimento em diversos países da Europa, uma tabela como essa é algo bastante pertinente. O que você acha disso, uma novidade interessante ou uma bobagem dispensável?

Vinhos de Bicicleta

 

Como estamos falando de algo novo para o universo dos vinhos, aproveito pra lembrar também desses outros rótulos e contra rótulos com QR Code, que em alguns casos chegam a conter informações sobre comidas que harmonizam bem com o vinho em questão ou até mesmo a história do produtor.

Vinhos de Bicicleta

 

Alguns vão gostar dessas novidades e tem gente que não vai gostar nem um pouco, alegando que isso vai contra a beleza antiga e original de uma garrafa de vinho. No entanto, o importante é que até mesmo a cultura vinícola, que ama enaltecer seu passado e trabalhar com elementos retro, também está mostrando que pode ser inovadora em sua embalagem, ou melhor, garrafa.

 

Texto de Rodrigo Ferraz – Fundador da Confraria Vinhos de Bicicleta

Artigo original: O futuro dos contra rótulos. de Equipe Vinhos de Bicicleta publicado [dia October 16, 2012 at 09:22PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios