Enólogos, enófilos e sommeliers de Vinhos Millesime em Vinhos Millesimé

Primeira fotogarfia publicada no artigo Enólogos, enófilos e sommeliersEnólogos, enófilos e sommeliers
de Vinhos Millesime publicado em Vinhos Millesimé

Você sabe a diferença entre as profissões de enólogos, enófilos e sommeliers? Confira o que cada um deles faz e qual a relação destes profissionais com a produção de um vinho aqui no blog da Millesimé!

Os enólogos

Os enólogos são profissionais que se dedicam mais a parte de plantio das uvas, escolha dos melhores solos, produção dos vinhos, e todo o processo dele até a venda.

Por ser um segmento muito específico, as faculdades ou escolas de aperfeiçoamento no ramo da enologia são poucas no mundo todo. Os principais lugares para se tornar mestre na enologia estão localizados mais em países da Europa como França e Itália. Na América do Sul podemos encontrar uma na de Mendoza, Argentina, que é considerada uma das melhores da região.

No Brasil temos quatro, mas a única que tem o bacharelado em enologia é a unidade Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa, localizada no Rio Grande do Sul. As outras três instituições oferecem curso na graduação de tecnólogo e técnico em enologia.

O enófilo

Ao contrário do enólogo, que é um estudioso dos aspectos referentes ao vinho, os enófilos são estudantes ou amantes dos vinhos. Todos aqueles que são apaixonados pela degustação de bons vinhos podem ser considerados enófilos, respeitando-se os diferentes níveis de conhecimento que cada um possui.

O sommelier

O sommelier por sua vez é o profissional especializado e responsável por conhecer os vinhos e os assuntos relacionados a ele. Como funções adicionais, é ele quem cuida da compra, do armazenamento e rotação de adegas em restaurantes. É ele também que auxilia na preparação de cartas de vinho, fazendo as melhores recomendações aos clientes.

E você? É um enólogo, um enófilo ou um sommelier? Conte-nos! Deixe um comentário aqui no blog da Vinhos Millesimé.

O post Enólogos, enófilos e sommeliers apareceu primeiro em Vinhos Millesimé.

Artigo original: Enólogos, enófilos e sommeliers de Vinhos Millesime publicado [dia October 18, 2012 at 05:00PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios