A salvaguarda do vinho deve cair hoje de Revista Menu em Revista Menu

Primeira fotogarfia publicada no artigo A salvaguarda do vinho deve cair hojeA salvaguarda do vinho deve cair hoje
de Revista Menu publicado em Revista Menu

Em breve, essas prateleiras terão mais garrafas de vinhos brasileiros

Por Suzana Barelli

Se nada mudar nas próximas horas, deve ser anunciado hoje, às 18 horas, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, um acordo que colocará fim ao projeto de salvaguarda para o vinho nacional. Após quase um mês de negociações entre os produtores brasileiros de vinho, as duas associações de importadores (Abrabe e ABBA), e a associação dos supermercados (Abras), chegou-se a um acordo pelo qual os produtores de vinho brasileiro, por meio de suas entidades representativas, lideradas pela Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), vão retirar o seu pedido de salvaguarda para o vinho.

A contrapartida prevê uma série de medidas para aumentar o consumo brasileiro de vinho, dos atuais 1,9 litro por habitante por ano para 2,5 litros. Entre as ações, os supermercados se comprometem a aumentar a exposição dos rótulos de vinhos nacionais nas gôndolas de todo o Brasil. Também está acordado que os produtores nacionais vão parar de pleitear, junto ao governo, dificuldades burocráticas que dificultem a entrada de vinhos importados no mercado brasileiro e a sua venda. “A ideia é trocar a agenda negativa, de rivalidade entre importadores e indústria nacional, por uma agenda positiva”, afirmou uma das pessoas envolvidas nesta negociação.

As últimas arestas desta difícil negociação foi acertada na noite de ontem. Tecnicamente, o Ministério da Indústria e Comércio já tinha concluído pela não necessidade da salvaguarda para proteger este setor, após analisar o pedido desde 15 de março deste ano. Mas o anúncio oficial nunca foi feito. Comenta-se que foi proposto para as duas partes que juntas chegassem a um acordo para o desenvolvimento do mercado de vinhos. E o caminho escolhido foi pelo aumento do consumo de vinho em geral.

Artigo original: A salvaguarda do vinho deve cair hoje de Revista Menu publicado [dia October 19, 2012 at 09:51PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios