Quer aprender sobre vinhos franceses? siga o(a) professor(a) aqui no Brasil! de carolineputnoki em Brasil à Francesa

Primeira fotogarfia publicada no artigo Quer aprender sobre vinhos franceses? siga o(a) professor(a) aqui no Brasil!Quer aprender sobre vinhos franceses? siga o(a) professor(a) aqui no Brasil!
de carolineputnoki publicado em Brasil à Francesa

Vinho virou moda no Brasil esses últimos anos. O consumo do vinho francês vai aumentando mesmo se as vezes fica complicado para o consumidor entender diferenças entre um espumante e um Champagne, um Bordeaux e um Bourgogne, saber porque as apelações são importantes, e o que é o “terroir”. Cursos de enologia são um bom meio para decifrar esse mundo e conhecer as regiões encantadoras de vinhos da Alsace, Champagne, Bordeaux, Bourgogne, Languedoc, Beaujolais, Chablis ou da Provence.

Em grupos de amigos, sozinho ou com colegas de trabalho, hoje existe formulas para passar um bom momento e aprender ao mesmo tempo.

Seguem aqui algumas dicas sobre professores que eu conheço pessoalmente e que encontrei no meu trabalho.

AS PESSOAS

Olivier Bourse – o “Monsieur vinho francês” de São Paulo

Olivier tem bastante conhecimento sobre os vinhos. Ele é sommelier certificado na França, na famosa escola Suze-la-Rousse ou seja a “Université du Vin”.

Ele realmente arrasa nas aulas sobre os vinhos franceses, com detalhes da historia, da geografia e cultura, providenciando desse jeito todos os elementos para entender melhor essas regiões de vinho: Bordeaux, Bourgogne, Alsace etc.

Ele da aulas na Alliance française de São Paulo sobre vinhos, uma maneira legal de aprender francês com uma temática interessante.

  • Proximos cursos “en français” : 21 Novembro / 5 Dezembro
  • Proximos cursos em português: 22 Novembro

Você pode contatar ele para saber mais sobre os cursos dele aqui.

Patricia Brentzel – uma “home sommelière” entusiasta

Patricia é bem ativa no meio do vinho e super polivalente. Ela propõe varias formulas para agradar os iniciantes do vinho, desde palestras até avisos para constituir ou melhorar sua própria adega, ou serviço de sommelière “em casa”. É essa atividade que ela gosta: ela organiza para você um evento com seus criterios: escolha os vinhos, harmoniza com o cardápio que você decidiu, e apresenta os vinhos de forma lúdica aos seus convidados.

Alem disso, a Patricia organiza palestras mensalmente, em varios lugares. A França sempre tem um lugar especial no coração dela pois sempre programa cursos sobre regiões da França.

Para saber o agenda dos eventos que ela faz, clique aqui.

AS ESCOLAS

Associação Brasileira de Sommeliers

Chamada A.B.S. pelos íntimos, essa escola é a única escola reconhecida pela Association Internationale de Sommellerie (A.S.I) de Paris. Se você quiser realmente aprender e fazer da sua paixão uma profissão, a A.B.S. é o lugar! Em São Paulo, tres professores formadores de opinião no ramo mantém o padrão da A.B.S. : Mario Telles (atual presidente), Artur Azevedo e Luiz José Borges.

Para saber mais, confira a programação em cada A.B.S. :  São PauloBrasíliaMinasCampinasBahiaParaná

Ciclo das Vinhas com Alexandra Corvo

Tenho admiração para Alexandra. Com personalidade forte, essa “guerreira” do vinho mostra uma determinação para profissionalizar o ramo. Alem disso, ela tem um conhecimento extenso do conteúdo. Mulher apaixonada pelos vinhos franceses, ela é a única no Brasil a ser capacitada pela famosa Ecole des Vins de Bourgogne.

No charmoso lugar do bairro Paraíso aonde ela faz os cursos, ela propõe o curso básico para ser sommelier e também cursos bem criativos tipo “Pizza e Vinho”, “Vinho e Chocolate” ou “Aromas do vinho”.

Para saber mais, clique aqui!

E agora, bom curso e saúde!

Artigo original: Quer aprender sobre vinhos franceses? siga o(a) professor(a) aqui no Brasil! de carolineputnoki publicado [dia November 05, 2012 at 02:25AM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios