Château Cannabis? Vinícola francesa é feita de tijolos de cânhamo, a popular maconha… de Luiz Cola em Vinhos e Mais Vinhos

Primeira fotogarfia publicada no artigo Château Cannabis? Vinícola francesa é feita de tijolos de cânhamo, a popular maconha...Château Cannabis? Vinícola francesa é feita de tijolos de cânhamo, a popular maconha…
de Luiz Cola publicado em Vinhos e Mais Vinhos

Quando começou a planejar uma nova adega para o Château Maris, na região de Languedoc, sul da França, Robert Éden avaliou diversas opções de materiais naturais, como pedra, terra batida e até mesmo palha. Mas o que ele acabou escolhendo mesmo, era algo que, na maioria das pessoas, provoca gracejos  e comentários irônicos: cânhamo, mais conhecida como maconha (hemp, em inglês) ou cannabis sativa (seu nome científico). 
Não é piada, a nova adega do Château Maris foi construída quase inteiramente de grandes e robustos “tijolos” de palha de cânhamo orgânico. Esses tijolos não apenas reduziram as emissões de carbono da construção, mas continuam a capturar o dióxido de carbono de seus arredores.
“Esta é a primeira vinícola do mundo feita assim”, afirmou Eden, sobre a recém-inaugurada obra de 9.000 metros quadrados, concluída bem a tempo de receber a safra 2012. A construção foi terminada após oito anos de trabalho, cinco deles dedicados ao planejamento e pesquisa. 
O que o inspirou a sua escolha? “Como agricultores, estamos cientes da mudança climática atual como um grande divisor de águas para nós”, disse Eden. Na escolha de materiais, a equipe do Château Maris pesquisou as melhores soluções para diminuir o impacto ambiental da obra como um todo, incluindo de onde os materiais vieram, como foram transportados e como foram feitos. Eles encontraram na palha de cânhamo, o material ideal, não requer qualquer irrigação ou fertilização e cujo rápido crescimento da raiz ajuda a controlar a erosão do solo. 
Para fazer os tijolos, foi adicionada cal à palha para endurecê-la. A mistura foi moldada em formas, resultando em tijolos que são muito leves e fáceis de transportar. 
Como arquiteto, acho uma ideia genial e promissora, mas como enófilo, fico preocupado de alguém tentar “acender” uma parede dessas e “contaminar” o vinho…
Fonte: Wine Spectator

Artigo original: Château Cannabis? Vinícola francesa é feita de tijolos de cânhamo, a popular maconha… de Luiz Cola publicado [dia December 02, 2012 at 05:11PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios