Um bom francês de Eduardo Pereira em ABC do Baco

Primeira fotogarfia publicada no artigo Um bom francêsUm bom francês
de Eduardo Pereira publicado em ABC do Baco

Todos nós sabemos que não e fácil escolher um bom (e barato) vinho francês aqui no Brasil, principalmente ser for um de Bordeaux. Essa Região do Sudoeste da França e próxima ao Oceano Atlântico possui cerca de 13 mil produtores cultivando mais de 100 mil hectares. Sua produção anual está na casa das 660 milhões de garrafas, tornando-a a maior produtora de vinhos finos do Mundo. Esses números impressionantes tornam a tarefa de separar o joio do trigo bem difícil para aqueles que não são profundos conhecedores da “geografia comercial” local. Bordeaux pode tanto produzir grandes e ótimos fermentados de Baco, como da mesma forma jogar no mercado verdadeiras porcarias.
Achar nos supermercados brasileiros um bom Bordeaux com custo abaixo dos R$50,00 é às vezes uma missão quase sempre frustrante. Bem, “arrisquei” uma compra de um no Supermercado Mundial (presente somente no Rio) pelo valor de R$36,00 (um grande risco) e me surpreendi positivamente.

Trata-se do “Tertre de Calon 2009”, produzido pela Maison Querre na famosa sub-região de Saint-Emilion. Ele é produzido com 80% de merlot e 20% de cabernet franc, com a quantidade ideal de álcool (para o meu gosto)12,5%.
O paladar é rico, macio e com frutas vermelhas. Estava bem equilibrado.
Com esse preço, concorre tranquilamente com os bons chilenos e argentinos da mesma faixa.

Bons brindes e teste os franceses!

Artigo original: Um bom francês de Eduardo Pereira publicado [dia December 03, 2012 at 09:41PM] em .

Republicado por Eno Gastronomo

Anúncios